29 Nov 2021

ESTUDANTES DE DIREITO PASSAM A CONTAR COM CLÍNICA JURÍDICA

Teve lugar no dia 29 de Setembro de 2021 (quarta-feira), a cerimónia de Inauguração da primeira Clínica Jurídica da UnISCED, no Centro de Recursos da Cidade da Beira, pelas 09 horas. 

Trata-se da materialização de um projecto iniciado em 2018 que visa, dentre vários objectivos, adoptar aos estudantes do curso de direito, da visão prática do seu curso, através do contacto directo com os membros da comunidade que precisam de assistência jurídica, actividade que será encabeçada pelos estudantes com a supervisão de advogados. 

Durante a efeméride, o magnífico reitor da UnISCED, o Prof. Doutor Isidro Manuel, mencionou no seu discurso que “a nossa esperança é que o método clínico se configure num instrumento de ensino utilizado não para complementar os cursos tradicionais baseados em textos jurídicos com uma parte prática-profissional, mas para rever o ensino do direito para que os nossos estudantes sejam inovadores e não conformistas”.

Após a inauguração da clínica jurídica, decorreu na sala de reuniões do centro de recursos da cidade da Beira um breve convívio entre alguns membros da UnISCED e os convidados da cerimônia, dentre os quais estiveram presentes: Régulos; Director provincial da Justiça e trabalho; Secretário do bairro; IPAJ; Ordem dos advogados e o Representante provincial de acções sociais.

Houve intervenção do Coordenador do curso de Direito – Mestre em Ciências Jurídico-económicas, Gércio Alberto, que  agradeceu à UnISCED pelo apoio no processo de fundação da clínica  jurídica pro-bono. Será administrada pelos estudantes do 4º ano do curso  de direito, e pelos tutores inscritos na Ordem dos advogados para fazer o acompanhamento do processo. Contamos com o apoio da Ordem dos Advogados para troca de impressões e experiências.

O director provincial da Justiça e Trabalho, o representante da Ordem dos Advogados acrescentaram que a UnISCED pode contar com o seu  total apoio e assistência nesta nova jornada.

O Régulo Pedro Simão aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas a clínica, e salientou que esta é uma grande oportunidade para o futuro dos estudantes da UnISCED.

A posterior, o Secretário do 1º bairro, Sr. Jó Blulande disse que é muito importante que os estudantes se aproximem a cada um dos bairros para poder ter acesso aos tribunais comunitários lá existentes, a fim de difundir informações e trocar experiências.

Deixe uma resposta