29 Nov 2021

JORNADA DE LIMPEZA ALUSIVA A CAMPANHA DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA 2022

A Coordenação do curso de Gestão Ambiental e do Projecto de Educação Ambiental (ProEducA) da UnISCED, no âmbito do alcance das metas da campanha de matrícula 2022, elaborou um plano de campanha que inclui uma série de jornadas de limpeza e sensibilização ambiental nas Escolas Primárias, Escolas Secundárias, Mercados e Paragens, com objectivo de:

  • Sensibilizar os alunos e professores para correcta gestão de resíduos e uso correcto dos kits de Tambores (recolha selectiva); reutilizar e valorizar os resíduos sólidos.
  • Divulgar os cursos de Licenciatura e de Mestrado da UnISCED aos Professores e alunos.
  • Divulgar a oferta formativa e o modelo pedagógico da UnISCED ao público em geral.

Desta vez, o ProEducA escalou a paragem do Maquinino na cidade da Beira. No passado dia 23 de Outubro de 2021, a UnISCED e o Conselho Municipal da Beira, realizaram a jornada de limpeza alusiva à campanha 2022. Esta foi com certeza uma jornada atípica, atendendo a dupla acção desta, que para além de contribuir para limpeza daquele ponto da cidade, numa época em que todos nó somos chamados a implementar as estratégias de  combate a COVID-19 emendas pelo Decreto Presidencial no âmbito de Calamidade Pública, em que a limpeza é vista como sendo uma ferramenta fundamental no âmbito de prevenção de doenças, não apenas sobre a lavagem das mãos, mas também sobre a higienização de locais ao redor das residências, das paragens e mercados. Uma segunda perspectiva, esteve virada para a partilha dos cursos e do modelo pedagógico da UnISCED no qual o público teve a oportunidade de conhecer a oferta formativa da UnISCED e de interagir directamente com os colaboradores desta instituição para esclarecimento de dúvidas sobre a mesma.

Como é de praxe, esta acção não seria possível sem a presença dos nossos parceiros, referimo-nos aos voluntários da Associação Tendesa Kura, que sempre nos tem brindado com a presença do seu pessoal em nossas acções.

Para terminar, queremos mais uma vez apelar a comunidade académica da UnISCED e ao público em geral, a pautar por uma conduta ambientalmente saudável desde a redução do descarte de resíduos, pautando pelas práticas de reutilização para produção de pequenos objectos mínimos que sejam no domicílio, mas também para o uso correcto dos kits de segregação de resíduos que se encontram implantados um pouco por toda faixa costeira da cidade da Beira e em outras cidades de Moçambique.

Deixe uma resposta