IX Abertura do Ano Académico

A IX Abertura do Ano Académico da UnISCED foi um evento marcante para a comunidade académica e para o país. A cerimónia teve lugar no dia 28 de Maio em Mahelane, Distrito de Namaacha na província de Maputo, e contou com a presença de várias autoridades e personalidades.

Daniel Nivagara – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, presidiu a cerimónia e elogiou o trabalho da UnISCED na promoção do acesso ao ensino superior para os cidadãos moçambicanos, especialmente nas regiões mais recônditas do país. Ele afirmou que a UnISCED contribui para o cumprimento de um direito constitucional e universal, que é o direito à educação superior.

Hélder Muteia – Representante da FAO na África Central

A aula de sapiência foi proferida pelo antigo Ministro da Agricultura e representante da FAO na África Central, Hélder Muteia, que abordou o tema “Promovendo uma agricultura baseada em tecnologias, rumo à FOME ZERO: contributo das instituições de ensino”. Ele defendeu que as instituições de ensino superior devem investir na pesquisa e na formação de profissionais qualificados para o sector agrário, bem como na promoção da cultura da paz, no contexto dos desafios que o país enfrenta para alcançar a fome zero.

Professor Doutor Martins dos Santos Vilanculos Laita – Reitor da UnISCED

O Magnífico Reitor da UnISCED, o Professor Doutor Martins dos Santos Vilanculos Laita, falou do crescimento da universidade ao longo dos seus 9 anos de existência, que neste momento possui um total de 30118 estudantes. Ele destacou que a UnISCED está a investir no aprimoramento das suas plataformas de aprendizagem, no desenvolvimento de materiais interactivos, no apetrechamento da sua biblioteca virtual e na intensificação de realização de práticas, recorrendo a recursos virtuais, como os simuladores.

Roberto Filimone – Presidente do IAPED

O Presidente do IAPED, o Sr. Roberto Filimone, desafiou a UnISCED a formar pessoas que saibam fazer e reiterou o compromisso do IAPED com a criação de melhores condições para a realização de ensino e aprendizagem que respondam às necessidades do país.

A IX Abertura do Ano Académico da UnISCED foi um momento de celebração e de reflexão sobre os desafios e as oportunidades que se colocam para a universidade e para o país no domínio do ensino superior.

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.