Notícia

UnISCED e OER-Africa discutem parceria para promover o uso de recursos educacionais abertos (REA)

Parceria

calendar_month 14 de Abril de 2023

A UnISCED recebeu a visita dos representantes da Open Educational Resources-África (OER-Africa), Neil Butcher e Ashton Maherry, com o objectivo de discutir a criação de parcerias estratégicas para a produção e utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA). A parceria com a OER-Africa visa, igualmente, garantir a implementação das melhores práticas na produção e utilização dos REA na UnISCED, além de criar oportunidades para a instituição se conectar com outras organizações que trabalham com o mesmo propósito.

Durante a visita, que ocorreu de 14 a 16 de março de 2023, os representantes da OER-Africa realizaram reuniões com membros da Reitoria, directores das faculdades, coordenadores de cursos e tutores internos, além dos membros do Instituto Africano para o Ensino  à Distância (IAPED). As discussões estiveram focadas na criação de uma relação de trabalho entre a UnISCED e a OER-Africa, na avaliação das necessidades de REA dentro da UnISCED e na assinatura de um Memorando de Entendimento entre as duas instituições.

Diversas áreas de cooperação foram identificadas durante a visita, como a formulação e implementação de políticas que apoiem o uso dos REAs, a capacitação de directores, coordenadores, tutores e outros colaboradores da Instituição, a identificação de possíveis plataformas online gratuitas ou comerciais que possam ajudar a comunidade académica com materiais de ensino e aprendizagem, como simuladores e laboratórios virtuais, além da possibilidade da UnISCED tornar-se membro da Associação Africana de Bibliotecários (AFLIA).

A relação entre as duas instituições permite que cada parte consulte a outra em matérias ligadas a qualquer apoio nas áreas de interesse comum.

A parceria estratégica entre a UnISCED e a OER-Africa representa uma oportunidade para a instituição promover recursos educacionais abertos de qualidade, além de se conectar com outras organizações que trabalham com o mesmo propósito. A iniciativa contribuirá para a construção de uma comunidade académica mais conectada e engajada com o desenvolvimento de REA.

Notícias relacionadas

Parceria

calendar_month 7 de Junho de 2023

UnISCED fortalece cooperação com OER-África

Consultores da OER-África visitaram nos dias 6, 7 e 8 de Junho do ano em curso, a Univers...

Parceria

calendar_month 7 de Fevereiro de 2023

A UnISCED e o ICS assinaram um Memorando de Entendimento 

No passado dia 6 de Fevereiro de 2023, a UnISCED e o ICS assinaram um Memorando de Entendi...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.