school Faculdade de Economia e Gestão

Licenciatura Em Gestão De Sistemas De Informação

O Curso de licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação garante uma formação básica sólida, com espaços amplos e permanentes de ajustamento às rápidas transformações sociais geradas pelo desenvolvimento do conhecimento e das ciências apontando para a criatividade e a inovação; condições básicas ao atendimento das diferentes vocações e ao desenvolvimento de competências, e para a actuação social e profissional em um mundo exigente de produtividade e de qualidade dos produtos e serviços. O curso visa a capacitação de profissionais na área de gestão de sistemas de informação, criando condições para articular, mobilizar e colocar em acção conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma avançada, modernizada e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios do mundo do trabalho.

O curso que a UnISCED oferece e realizado no modelo de ensino à distância, de forma exclusiva e na modalidade online. Este aplica um modelo pedagógico em que a aprendizagem assenta-se no estudante a quem se exige uma maior autonomia na busca do conhecimento, através da sua interacção com o tutor e com outros estudantes, via Plataforma Moodle. Nesta plataforma, definida como espaço virtual de gestão da aprendizagem, o estudante encontra e realiza as seguintes actividades de aprendizagem online: a interação com o tutor por meio de Fóruns, Chats e realiza avaliações.

Competências

Fazem parte de competências para o Curso de Gestão de Sistemas de Informação, as seguintes:

  • Avaliar o papel dos sistemas de informação na gestão organizacional;
  • Utilizar práticas e gerenciar processos de sistemas de informação;
  • Planejar, elaborar e implantar estratégias de gestão de sistemas de informação alinhadas às estratégias empresariais;
  • Desenvolver a capacidade de liderança, de negociação e de trabalho em equipa;
  • Gerenciar processos de mudança organizacional mediante a adaptação dos sistemas de informação para adequar as exigências do dia;
  • Aplicar tecnologias da informação na gestão dos sistemas de informação;
  • Avaliar e monitorar a cultura organizacional, considerando o contexto da sociedade Moçambicana;
  • Utilizar e avaliar indicadores de desempenho da empresa em geral, usando sistemas de informação;
  • Melhorar as relações trabalhistas e sindicais, e o comportamento organizacional em geral mediante a aplicação de sistemas de informação, colocando à disponibilidade informações cruciais como políticas e regras internas da empresa e ao mesmo tempo facilitando o trabalho do funcionário;

Saídas Profissionais

As saídas profissionais dos Licenciados em Gestão de Sistemas de Informação destacam-se as seguintes:

  • Consultoria e assistência técnica no desenvolvimento e implementação dos sistemas de informação,
  • Carreira académica,
  • Gestão empresarial,
  • Gestão de organizações governamentais e não-governamentais,
  • Gestão de projectos,
  • Desenvolvimento e implementação dos sistemas de informação.

Requisitos para admissão

  • O candidato pode se inscrever e matricular-se nos cursos da UnISCED, desde que tenha concluído a 12ª classe ou equivalente do Sistema Nacional de Educação (SNE);
  • Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou Passaporte para os candidatos nacionais e DIRE ou Passaporte para os candidatos estrangeiros;
  • Fotocópia autenticada do Certificado de Habilitações ou documento equivalente;
  • Uma fotografia tipo passe coloridas;
  • Declaração ou cópia autenticada do cartão de NUIT.

Plano curricular

Clique no link abaixo para descarregar o plano curricular do curso de Licenciatura Em Gestão De Sistemas De Informação:

Coordenação

Nelta Angelica Niquice

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação

Nelta Angelica Niquice é Licenciada em Engenharia de Sistemas de Informação e Mestre em Engenharia de Sistemas de Informação e Comunicação. Com 5 anos de experiência profissional na área de docência, ela é uma educadora dedicada e apaixonada.

Ao longo de vários anos, Nelta adquiriu uma vasta experiência em docência, lecionando uma variedade de disciplinas, incluindo fundamentos de Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Hardware do Computador e Conceitos de Software, Estratégia de Sistemas de Informação, gestão e Aquisição, Sistemas de Computação, Segurança de Tecnologia da Informação e Gestão de Riscos, e Computador e Sociedade.

Sabemos que ser docente é um grande desafio, uma vez que a área de docência requer atualização constante ao longo da carreira para transmitir eficazmente conhecimento e sabedoria aos demais. Nelta também participou em conferências e contribuiu com artigos.

Atualmente, Nelta Angelica Niquice é membro da Ordem dos Engenheiros de Moçambique, demonstrando seu compromisso com a profissão e o aprimoramento contínuo. A sua dedicação à educação e ao campo da Engenharia de Sistemas de Informação é notável e valiosa.

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.