school Faculdade de Ciências de Saúde

Mestrado em Saúde Pública

O curso de Mestrado em Saúde Pública dar-lhe-á experiência num contexto de investigação intensiva com fortes ligações à Epidemiologia e Liderança no sector da saúde. A saúde pública tem um papel central na orientação da prática dos cuidados de saúde, influenciando a política de saúde, garantindo a segurança pública contra as doenças e melhorando a saúde da população.

Este programa será adequado a pessoas que trabalham ou tencionam trabalhar em organizações com responsabilidades de saúde pública ou que têm como objectivo melhorar a saúde da população.

Qualquer que seja a sua especialidade, este programa dar-lhe-á competências e conhecimentos para conduzir uma mudança positiva e ajudar a salvaguardar a saúde pública, bem como a oportunidade de explorar criticamente o campo da saúde pública para fazer avançar a sua carreira na melhoria da saúde, protecção da saúde e ajuda humanitária.

O curso consiste em palestras interactivas, seminários, fóruns e participação em projectos e trabalhos de grupo. No decorrer de cada disciplina, o estudante será avaliado de várias formas, incluindo ensaios, discussões, blogs, apresentações online, questionários interactivos, tarefas, ou trabalhos em grupo.

Competências

De um modo geral, o estudante do Mestrado em Saúde Pública desenvolverá a capacidade de:

  • Analisar políticas e avaliar a sua contribuição para a saúde da população;
  • Aplicar princípios de epidemiologia, análise estatística, e melhoria da saúde no terreno;
  • Identificar, analisar e aplicar teorias sociais, económicas, e ambientais para melhorar serviços;
  • Avaliar e debater explicações da persistência das desigualdades em matéria de saúde pública;
  • Avaliar as iniciativas para melhorar a saúde da população;
  • Examinar e comparar criticamente conceitos teóricos importantes que fundamentam o comportamento e a gestão organizacional. Em seguida, aplicar estes conceitos para a melhoria dos serviços de saúde pública;
  • Explorar modelos de causas de doenças e conceber estratégias para mitigar o seu risco;
  • Analisar o conceito de risco e conceber estratégias de preparação e de mitigação de situações de risco;
  • Examinar evidências, interpretar dados e empregar métodos de investigação para responder aos actuais desafios da saúde pública.

Saídas Profissionais

O nosso programa dá ênfase à investigação original e adopta uma abordagem comunitária à saúde pública. O Mestrado em Saúde Pública estabelece carreiras no ensino, na gestão de programas de saúde, na epidemiologia e na investigação académica.

As potenciais oportunidades de carreira para licenciados deste programa incluem docência, concepção e gestão de projectos de saúde, consultoria em saúde pública, prática de epidemiologia e várias posições em investigação.

Os profissionais de saúde pública estão empregados nos serviços de saúde, nas universidades, no governo nacional e local, no sector do voluntariado, e na ajuda humanitária.

Plano de Estudos

O curso dura dois anos. No primeiro (60 créditos), o estudante frequenta um tronco comum e uma alternativa de especialidade que pode ser (1) Epidemiologia ou (2) Liderança e Gestão em Sistemas de Saúde. O segundo ano (60 créditos) é dedicado à preparação e defesa de uma dissertação.

Requisitos para admissão

  • O candidato pode se inscrever e matricular-se nos cursos da UnISCED, desde que tenha concluído o nível de licenciatura ou equivalente (em qualquer área);
  • Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou Passaporte para os candidatos nacionais e DIRE ou Passaporte para os candidatos estrangeiros;
  • Fotocópia autenticada do Certificado de Habilitações ou documento equivalente;
  • Uma fotografia tipo passe coloridas;
  • Declaração ou cópia autenticada do cartão de NUIT.

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.