UnISCED Conclui com Êxito a Primeira Edição do Projecto STEM para Raparigas
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realizou, no dia 13 de Setembro de 2024, a cerimónia de encerramento da primeira edição do Projecto STEM para Raparigas, inserido no âmbito dos projectos de extensão da instituição. Lançado em 19 de Dezembro de 2023, o projecto tem como objectivo incentivar raparigas a interessarem-se por ciências, tecnologias, engenharias e matemática, contribuindo para a redução das desigualdades de género nestas áreas.
A primeira edição, com a duração de oito meses, envolveu 30 raparigas de seis escolas dos distritos de Chimoio e Gondola: Escola Secundária Samora Moisés Machel, Escola Secundária Paulo Samuel Kankhomba, Escola Secundária de Tembwe, Escola Secundária Vila Nova, Escola Secundária de Macombe e Escola Secundária de Noia. Durante o projecto, as participantes tiveram acesso a ferramentas tecnológicas modernas e formadores experientes em módulos como Hardware e Software de PC, International Driver Computer License (ICDL) e Digitação, Electrónica, Desenvolvimento de páginas web e Tecnologia de Drones.
A cerimónia de encerramento contou com cerca de 70 participantes, entre os quais colaboradores da UnISCED, directores das escolas, alunas, formadores e encarregados de educação. O evento foi presidido pelo Dr. Ezequiel Caibangua, representante do Chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação no Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Manica, que destacou a relevância do projecto para o alcance do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 5, sobre igualdade de género. Caibangua elogiou o empenho das raparigas e a visão da UnISCED na implementação do projecto.
O Eng. Gabriel Viegas, Director da Faculdade de Engenharia e Agricultura da UnISCED, felicitou as participantes e expressou a expectativa de que se tornem embaixadoras do STEM nas suas comunidades. Agradeceu ainda às entidades que apoiaram o projecto, como os Serviços Provinciais de Assuntos Sociais de Manica, a Direcção Provincial de Educação e Cultura de Manica e o Conselho Autárquico de Chimoio.
No dia 14 de Setembro de 2024, teve início a segunda edição do projecto, que mantém o formato de 30 raparigas de seis novas escolas. As nove melhores alunas da primeira edição participam como mentoras nesta nova fase, auxiliando os formadores da UnISCED.
Este compromisso da UnISCED reforça a missão de continuar a capacitar jovens raparigas, promovendo a igualdade de género através da educação tecnológica.