Gestão de Talentos em Moçambique: Desafios, Estratégias e Perspectivas da Universidade Aberta ISCED

Este resumo intitulado: a Gestão de Talentos na Universidade Aberta ISCED em Moçambique, é da autoria de Stefan Leonel Janeiro Mussa, colaborador da UnISCED e Nilton Soares Formiga, da Universidade Potiguar. O artigo que faz parte do livro sobre Administração, Contabilidade e Economia – Volume 3, organizado por Silveira (2024) resulta de um estudo exaustivo feito na Universidade Aberta ISCED, onde participaram quatro gestores da instituição.

Importância da Gestão de Talentos para o Sucesso Organizacional

A gestão de talentos é importante para o sucesso organizacional. Este estudo está focado na perspectiva dos gestores de uma universidade em Moçambique. Destaca-se a falta de estudos sobre gestão de talentos no país, especialmente no contexto do ensino superior, e a crescente competição por profissionais qualificados. Mussa e Formiga (2024) apontam a necessidade de estratégias de gestão de talentos consistentes e transparentes, lideradas por gestores estratégicos em colaboração com os recursos humanos.

Este texto destaca a importância da gestão de talentos, sublinhando que colocar os funcionários antes da estratégia é fundamental, como afirmado por Ehlers e Lazenby (2007, citados em Mussa e Formiga, 2024): “o maior erro dos gestores é esquecer o factor mais importante quando se trata de gestão, ou seja, o ser humano”. A gestão de talentos também envolve um senso de urgência em relação às pessoas em posições críticas, como apontado por Conaty & Charan (2010, citados em Mussa e Formiga, 2024).

Desafios e Perspectivas na Implementação da Gestão de Talentos na UnISCED

Neste resumo avalia-se a compreensão e implementação da gestão de talento pelos decisores da Universidade Aberta ISCED (UnISCED). Os entrevistados demonstraram um entendimento claro sobre o conceito de gestão de talento, alinhando suas definições com as práticas descritas na literatura académica, como afirmam Mussa e Formiga (2024). Um dos participantes afirmou que “a gestão de talento é a estratégia para gerir funcionários para que eles possam dar o melhor deles e desenvolver no máximo as próprias capacidades”, sublinharam os autores. Essa visão está em consonância com as definições encontradas na literatura, que também destacam a importância de atrair, desenvolver e reter talentos (Armstrong Michael, 2006; Noe et al., 2006; Silzer & Dowell, 2010, citados em Mussa e Formiga, 2024). Quanto à prioridade dada à gestão de talento na Unisced, os entrevistados enfatizaram sua importância para o crescimento e eficiência da instituição. Um dos entrevistados afirmou que “a gestão de talento mais que uma prioridade é um desafio para UnISCED”. Essa perspectiva está alinhada com a visão de que a gestão de talento é essencial para o sucesso organizacional (citado por Mussa & Formiga, 2024, em Hughes & Rog, 2008). No entanto, os entrevistados reconheceram que a UnISCEDd enfrenta desafios na implementação efectiva da gestão de talento, especialmente devido à falta de recursos humanos qualificados na área de GRH. Eles destacaram a necessidade de desenvolver práticas específicas para identificar e reter talentos na instituição (Mussa & Formiga, 2024).

Contribuições e Recomendações para a Melhoria da Gestão de Talentos em Moçambique

Em resumo, o estudo destaca a importância da gestão de talento para o sucesso organizacional e sugere que a UnISCED precisa desenvolver uma abordagem mais estruturada e proativa para promover um ambiente de trabalho que incentive o crescimento e a excelência organizacional. A falta de literatura sobre gestão de talento em Moçambique é reconhecida, e o trabalho proposto visa preencher essa lacuna, fornecendo um contributo valioso para a comunidade académica e empresarial. Destaca-se a importância da compreensão e implementação da gestão de talento na UnISCED, não apenas como uma prioridade organizacional, mas também como um guia prático para gestores de recursos humanos e líderes empresariais. O estudo também aborda os desafios específicos enfrentados por organizações em Moçambique e na África em geral, como a escassez de talento, problemas educacionais e falta de recursos. Esses desafios são amplamente discutidos na literatura, como destacado por Mussa & Formiga (2024, em Mogwere, 2014 e Maritz, 2012), que enfatizam a necessidade de investir em talento e desenvolvimento educacional para enfrentar essas questões. Além disso, o texto ressalta a importância de práticas eficazes de gestão de talento na retenção de funcionários e no desempenho organizacional, como mencionado por Mussa & Formiga (2024, em D’Amato & Herzfeldt, 2008 e Schuler et al., 2011). Por fim, são feitas recomendações para as instituições de ensino, especialmente a UnISCED, para investirem na formação e capacitação de talentos, visando aprimorar a gestão de talentos e alinhar os objectivos organizacionais com as necessidades dos colaboradores, como sugerido por Mussa & Formiga (2024, em Riccio, 2010 e Rhodes & Brundrett, 2012).

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