Notícia
II Conferência Internacional da UnISCED aborda os desafios do Ensino Superior em Moçambique
calendar_month 16 de Julho de 2024
A Segunda Conferência Internacional da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), realizada no contexto das celebrações dos 10 anos da instituição, decorreu nos dias 8 e 9 de Julho de 2024, na cidade da Beira. Académicos de várias partes do mundo, incluindo Moçambique, juntaram-se para discutir sobre os vários desafios que enfermam o ensino superior, tanto em Moçambique como no mundo inteiro, com vista apresentar e discutir, de forma conjunta, possíveis soluções a serem adoptadas na resolução desses problemas.
Entre as várias temáticas discutidas, destacaram-se as seguintes:
- Contributo e desafios da Inteligência Artificial no Ensino Superior;
- Estratégias para utilização de tecnologias educativas e Recursos Educacionais Abertos;
- Educação inclusiva versus qualidade no Ensino Superior;
- Qualidade da formação doutoral em África;
- Desafios da formação superior online.
Reitores e representantes de instituições de ensino superior de Moçambique e de países como Angola, Brasil, Portugal, Nigéria, Cuba, entre outros, participaram de forma presencial e remota, enriquecendo o debate com perspectivas diversas e estratégias inovadoras.
O principal objectivo da conferência foi de fortalecer as instituições através da partilha de experiências e ideias para superar os desafios do ensino superior no século XXI. O Reitor da UnISCED, Prof. Doutor Martins Laita, destacou que o século XXI trouxe um contexto educacional sem precedentes para Moçambique e democratizou o acesso ao ensino superior. O surgimento de novas instituições de ensino superior permitiu que mais moçambicanos tenham acesso à formação superior. Este aumento de diversidade nas universidades gerou um debate contínuo sobre a qualidade do ensino”.
‘Perseguir a qualidade é como perseguir um pássaro invisível’ – nunca o alcançaremos completamente, mas nunca devemos parar de tentar”, concluiu o Prof. Laita.
Representantes governamentais também marcaram presença no mesmo evento. Especial destaque vai para o Director do Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Sofala, Luís Meno, em representação da Secretária do Estado da Província de Sofala. No seu discurso, Meno sublinhou que “Vivemos uma era de grandes desafios no ensino superior. As rápidas transformações tecnológicas, sociais e económicas exigem constante adaptação e inovação”. Aquele dirigente frisou a importância do ensino superior no desenvolvimento de sociedades mais justas e sustentáveis pelo facto de que “a globalização e a revolução digital estão a mudar radicalmente a forma como aprendemos e ensinamos”. Assim, Meno desafiou as instituições de ensino superior a tornarem-se agentes de transformação social, económica e ambiental para se “construir um sistema de ensino superior inclusivo, aproveitando as tecnologias de informação e comunicação, especialmente para apoiar pessoas com deficiência e reduzir a distância entre as instituições e as comunidades”.
Além dos moçambicanos, a II Conferência Internacional da UnISCED contou com a participação de oradores de Angola, Cuba, Brasil, Nigéria, Portugal, entre outros países, que enriqueceram o debate com as suas experiências e ideias.
Notícias relacionadas
calendar_month 22 de Novembro de 2024
UnISCED e CMB Firmam Parceria para impulsionar educação ambiental na cidade da Beira
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), representada pelo seu Reitor, Prof. Doutor Martins ...
calendar_month 22 de Novembro de 2024
UnISCED acolhe a Conferência IndabaX 2024, Focada no Potencial da Inteligência Artificial
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), acolheu no dia 14 de Novembro a conferência Indaba...
calendar_month 1 de Outubro de 2024
UnISCED Gradua 2750 Profissionais entre Licenciados e Mestres em todo o país
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) graduou cerca de 2750 novos profissionais de diferen...