Notícia

UnISCED Lidera Tradução dos Regulamentos Sanitários Internacionais para o Português

calendar_month 17 de Novembro de 2024

A Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Aberta ISCED (UnISCED) concluiu a primeira tradução autorizada para português da terceira edição dos Regulamentos Sanitários Internacionais (2005). Esta tradução, considerada inédita, foi realizada no âmbito do Projecto Roseta, uma iniciativa integrada no curso de Mestrado em Saúde Publica da universidade.

O Projecto tem a missão de colmatar uma lacuna histórica, traduzindo documentos fundamentais para a saúde pública que ainda não estão disponíveis em língua portuguesa.  A necessidade desta tradução surgiu do facto de o português, apesar de ser falado por cerca de 300 milhões de pessoas, não ser uma língua oficial na Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, a UnISCED assume um papel pioneiro ao disponibilizar conteúdos críticos para o fortalecimento das capacidades de resposta dos países lusófonos perante emergências sanitárias globais.

O Prof. Doutor Edgar Cambaza, Director da FCS-UnISCED e coordenador do Projecto Roseta, explicou que os Regulamentos Sanitários Internacionais (2005) são o principal instrumento orientador para as Emergências de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC). “Este documento desempenha um papel crucial na prevenção e controlo de doenças de impacto global, como a COVID-19, o ébola e a varíola dos macacos”, sublinhou Cambaza, destacando a importância da tradução para garantir uma melhor aplicação do conteúdo nos países lusófonos.

A tradução foi realizada com a devida autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS) e já está disponível no repositório da OMS, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e no ResearchGate da UnISCED. Este documento traduzido garante um amplo acesso aos profissionais de saúde e investigadores, representando um avanço importante para a disseminação do conhecimento e a capacitação de todos os actores da saúde pública entre os falantes da língua portuguesa.

A iniciativa reafirma o compromisso da UnISCED em liderar projectos de alcance global, promovendo a inclusão linguística no domínio da saúde pública e capacitando os países lusófonos para enfrentarem, de forma mais eficaz, os desafios sanitários contemporâneos.

Link para o documento no website da OMS:

https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/246107/9789241580496-por.pdf?sequence=31

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Novembro de 2024

UnISCED e CMB Firmam Parceria para impulsionar educação ambiental na cidade da Beira

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), representada pelo seu Reitor, Prof. Doutor Martins ...

calendar_month 19 de Novembro de 2024

UnISCED Organiza 3º Fórum Provincial de Investigação Científica e Extensão

A cidade da Beira acolheu, no dia 15 de Novembro de 2024, o 3º Fórum Provincial de Inves...

calendar_month 18 de Novembro de 2024

UnISCED acolhe a Conferência IndabaX 2024, Focada no Potencial da Inteligência Artificial

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), acolheu no dia 14 de Novembro a conferência Indaba...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.