Notícia
Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Agronegócios e de Desenvolvimento Agrário Realizam Aulas Práticas em Empresas e Instituições Agrárias
calendar_month 13 de Janeiro de 2025
Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Agronegócios e Desenvolvimento Agrário das Províncias de Niassa, Maputo, Tete e Cabo Delgado participaram recentemente de várias actividades práticas, com o objectivo de aprimorar os seus conhecimentos e habilidades nas áreas de controlo de pragas, técnicas de cultivo e processamento agrícola.
Na Província do Niassa, os alunos realizaram uma visita à empresa Agrotsombela, onde tiveram a oportunidade de aprender a identificação das principais pragas e doenças do tomateiro. Durante a actividade, compararam o nível de infestação entre as culturas em campo aberto e as cultivadas em estufa. Além disso, os estudantes foram introduzidos a técnicas de controlo e tratamento das pragas e doenças, essenciais para uma produção agrícola saudável e eficiente.
Em Maputo, as aulas práticas decorreram na empresa CITRUS, onde os estudantes realizaram actividades de separação e empacotamento de bananas, no âmbito da disciplina Hortifruticultura, observando as preferências de comercialização dos consumidores. A produção de compostagem a curto-prazo, utilizando restos do pedúnculo do cacho de banana, também foi abordada durante as práticas.
Na Província de Tete, os alunos participaram de actividades na Unidade Experimental do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), situada no distrito de Angónia. Na ocasião, os estudantes implementaram as aprendizagens adquiridas na disciplina de Pragas e Doenças, onde puderam identificar, na prática, as principais pragas e doenças que afectam os cultivos de feijão e milho.
Nestas actividades práticas, os estudantes tiveram a oportunidade de verificar a aplicação dos métodos de controlo e a aplicação de caldas para o tratamento das pragas, o que lhes permitiu ter uma visão efectiva dos desafios enfrentados pelos agricultores.
Por fim, em Cabo Delgado, os estudantes visitaram a Unidade Experimental do IIAM no Centro de Investigação Agrária de Mapupulo, onde discutiram e realizaram actividades relacionadas ao transplante de hortícolas, com ênfase na produção de mudas de diferentes fruteiras. Estas actividades estão inseridas na disciplina de Hortifruticultura, cujo objectivo é proporcionar uma aprendizagem prática e detalhada sobre as técnicas agrícolas utilizadas na região.
Notícias relacionadas
calendar_month 20 de Janeiro de 2025
Centro de Recursos de Nampula divulga oferta formativa da UnISCED para 2025 no Distrito de Moma
O Centro de Recursos de Nampula escalou o Distrito de Moma, na Província de Nampula...
calendar_month 20 de Janeiro de 2025
Estudantes de Engenharia Informática da UnISCED participam de estágios práticos em Centros Tecnológicos
Estudantes do Curso de Engenharia Informática da UnISCED têm participado de diversas act...
calendar_month 7 de Janeiro de 2025
Empossados novos Directores e Chefes de Gabinete na UnISCED
O Magnífico Reitor da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Prof. Doutor Martins Lai...