Notícia
Colaborador da UnISCED Defende Tese em Agro-negócio e Sustentabilidade
calendar_month 18 de Março de 2025

O colaborador da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), e também Director da Faculdade de Engenharias e Agricultura, Eng. Gabriel Viegas, defendeu, no dia 14 de Março, a sua Tese em Agro-negócios e Sustentabilidade, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em parceria com a Universidade de Évora, Portugal.

Com o tema Avaliação da Sustentabilidade da Produção da Cana-de-Açúcar em Moçambique. Estudo de Caso da Província de Sofala, a pesquisa de Viegas consistiu no desenvolvimento do primeiro Modelo de Avaliação da Sustentabilidade da Produção da Cana-de-Açúcar em Moçambique, usando uma integração do índice de Sustenagro e o método de Entropia, antecedido pela aplicação do método de Delphi para a selecção e validação de indicadores de sustentabilidade nas dimensões ambiental, económica e social, através de consultas a especialistas e académicos dos ramos da sustentabilidade, cana-de-açúcar, monitoria e avaliação ambiental, entre outros, na província de Sofala. O estudo teve enfoque nos produtores de cana-de-açúcar dos Distritos de Nhamatanda e Búzi, que são fontes de matéria-prima para a gigante Açucareira de Mafambisse.
Os métodos desenvolvidos mostraram-se ser robustos e adaptáveis aos diferentes contextos agrícolas. Em termos de implicações políticas, a pesquisa enfatiza a integração de factores sociais e ambientais no desenho de políticas agrícolas e fornece aos produtores de cana-de- açúcar , formuladores de políticas e académicos metodologias capazes de validar indicadores de sustentabilidade e permitir a obtenção de dados precisos, para moldar e aplicar regulamentos que promovam práticas agrícolas sustentáveis no sector de cana-de-açúcar.
Da pesquisa foram produzidos e publicados 3 artigos científicos que se encontram em revistas internacionais indexadas nas bases de dados da Scopus e Web of Science, portanto, bem posicionadas no panorama académico e científico.
A expectativa do pesquisador é que o estudo tenha a sua continuidade para outras províncias, onde o cultivo da cana-de-açúcar tem maior predomínio, de modo a consolidar-se a metodologia apresentada e promover-se a integração dos diferentes intervenientes da cadeia de valor, propor o seu uso a nível nacional para servir de instrumento de monitoria dos efeitos das práticas agrícolas aplicadas na indústria canavieira em Moçambique.




Notícias relacionadas
calendar_month 27 de Março de 2025
Faculdade de Direito Define Estratégias Académicas na II Sessão do Conselho Científico
A Faculdade de Direito (FD) da Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realizou, no dia 25 de ...
calendar_month 21 de Março de 2025
UnISCED promove capacitação em primeiros socorros para colaboradores
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) está a investir na formação de formadores interno...
calendar_month 11 de Março de 2025
Estudantes da UnISCED realizam actividades práticas na Frescos do Planalto
No âmbito da conciliação entre teoria e prática, estudantes dos Cursos de Licenciatura...