Notícia

Colaborador da UnISCED Defende Tese em Agro-negócio e Sustentabilidade

calendar_month 18 de Março de 2025

O colaborador da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), e também Director da Faculdade de Engenharias e Agricultura, Eng. Gabriel Viegas, defendeu, no dia 14 de Março, a sua Tese em Agro-negócios e Sustentabilidade,  na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em parceria com a Universidade de Évora, Portugal. 

Com o tema Avaliação da Sustentabilidade da Produção da Cana-de-Açúcar em Moçambique. Estudo de Caso da Província de Sofala, a pesquisa de Viegas consistiu no desenvolvimento do primeiro Modelo de Avaliação da Sustentabilidade da Produção da Cana-de-Açúcar em Moçambique, usando uma integração do índice de Sustenagro e o método de Entropia, antecedido pela aplicação do método de Delphi para a selecção e validação de indicadores de sustentabilidade nas dimensões ambiental, económica e social, através de consultas a especialistas e académicos dos ramos da sustentabilidade, cana-de-açúcar, monitoria e avaliação ambiental, entre outros, na província de Sofala. O estudo teve enfoque nos produtores de cana-de-açúcar dos Distritos de Nhamatanda e Búzi, que são fontes de matéria-prima para a gigante Açucareira de Mafambisse. 

Os métodos desenvolvidos mostraram-se  ser robustos e  adaptáveis aos diferentes contextos agrícolas. Em termos de implicações políticas, a pesquisa enfatiza a integração de factores sociais e ambientais no desenho de políticas agrícolas e fornece aos produtores de cana-de- açúcar  , formuladores de políticas e académicos metodologias capazes de validar indicadores de sustentabilidade e permitir a obtenção de dados precisos, ​​para moldar e aplicar regulamentos que promovam práticas agrícolas sustentáveis ​​no sector de cana-de-açúcar.  

Da pesquisa foram produzidos e publicados 3 artigos científicos que se encontram em revistas internacionais indexadas nas bases de dados da Scopus e Web of Science, portanto, bem posicionadas no panorama académico e científico.

A expectativa do pesquisador é que o estudo tenha a sua continuidade para outras províncias, onde o cultivo da cana-de-açúcar   tem maior predomínio,  de modo a consolidar-se a metodologia apresentada e promover-se a  integração dos diferentes intervenientes da cadeia de valor, propor o seu uso a nível nacional para servir de   instrumento de monitoria dos efeitos das práticas agrícolas aplicadas na indústria canavieira em Moçambique.

Notícias relacionadas

calendar_month 2 de Julho de 2025

UnISCED recebe visita de cortesia da Manicaland State University e da Mutare Teachers College para fortalecer parcerias académicas

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) acolheu, no dia 2 de Julho de 2025, uma delegação ...

calendar_month 1 de Julho de 2025

UnISCED E INPETRO SENSIBILIZAM E REALIZAM LIMPEZA NA PRAIA DE VELEIROS

No dia 28 de Junho, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e Independent Petroleum Terminal...

calendar_month 27 de Junho de 2025

UnISCED promove Conexões Académicas dedicado aos 50 anos da Independência de Moçambique

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realizou, no passado dia 27 de Junho, mais uma ediç...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.