Notícia
UnISCED distingue Adalberto Armindo como pesquisador de destaque no mês de Maio
calendar_month 6 de Junho de 2025

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) atribuiu o certificado de pesquisador do mês de Maio ao Doutor Adalberto Armindo, em reconhecimento ao seu contributo académico e científico no domínio da Gestão, Educação e Desenvolvimento Sustentável. Com uma experiência de 17 anos dedicados à docência, investigação e gestão universitária, Adalberto exerce actualmente as funções de Director da Faculdade de Economia e Gestão da UnISCED, sendo também membro activo do Centro de Investigação de Estudos Globais (CEG – UAB, Portugal).
Doutor em Gestão Empresarial e Desenvolvimento Directivo e, actualmente, doutorando em Estudos Globais, o professor tem-se debruçado sobre temáticas relevantes como globalização, sustentabilidade, administração pública e economia empresarial. A sua dedicação à educação reflecte-se na orientação de estudantes de licenciatura e mestrado, bem como na leccionação de disciplinas como Metodologia de Investigação Científica, Gestão Financeira e Gestão Avançada de Recursos Humanos.
Durante o mês de Maio, dinamizou diversos espaços de reflexão académica com destaque para o evento “Harmonia com a Natureza e Desenvolvimento Sustentável” e as Rodas de Conversa sobre Resiliência Climática, realizadas em colaboração com a Associação FACE. Estas iniciativas reforçaram o papel da academia nos debates sobre os desafios ambientais actuais.
No campo da investigação científica, Adalberto Armindo conta com 7 artigos publicados em revistas internacionais e 2 capítulos de livros, contribuindo para a produção e disseminação de conhecimento em Moçambique e no espaço da lusofonia.
Entre as suas publicações mais recentes, destacam-se:
- O impacto da implementação da tabela salarial única na motivação dos funcionários públicos (REVES, 2025).
- The influence of training on the performance of teachers in the civil service (REVES, 2024).
- Mapeamento de ocorrência das áreas verdes como indicadores da qualidade ambiental na cidade da Beira (RECIMA21, 2024).
- Gestão de projectos nas pequenas e médias empresas em Moçambique (Revista Perspectiva Empresarial, 2021).
Em Junho, sob a sua direcção, a Faculdade de Economia e Gestão prepara uma Mesa Redonda comemorativa dos 50 anos da Independência de Moçambique, sob o tema “Dívida Pública em Moçambique, Sustentabilidade e Desafios para o Futuro”.



Notícias relacionadas
calendar_month 1 de Julho de 2025
UnISCED E INPETRO SENSIBILIZAM E REALIZAM LIMPEZA NA PRAIA DE VELEIROS
No dia 28 de Junho, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e Independent Petroleum Terminal...
calendar_month 27 de Junho de 2025
UnISCED promove Conexões Académicas dedicado aos 50 anos da Independência de Moçambique
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realizou, no passado dia 27 de Junho, mais uma ediç...
calendar_month 25 de Junho de 2025
UnISCED participa na celebração dos 50 anos da Independência de Moçambique
No âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a Universidade Abert...