Notícia
Reitor da UnISCED defende reforço de competências e liderança aberta à inovação
calendar_month 13 de Fevereiro de 2026

No âmbito da Conferência Nacional sobre a Transformação Digital, que decorre desde o dia 11 de Fevereiro do presente ano lectivo, o Reitor da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Prof. Doutor Martins Laita, integrou o Painel 4, subordinado ao tema “Capacitação e Inovação na Era Digital”. O painel esteve composto de especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios da qualificação de Recursos Humanos e o papel das instituições na consolidação do ecossistema digital em Moçambique.
Na sua intervenção, o Reitor da UnISCED defendeu que a transformação digital, no ensino superior, exige o reforço de competências técnicas, capacidade de gestão de dados e uma cultura institucional orientada para a mudança. O referido painelista sublinhou a necessidade de formar profissionais com conhecimentos funcionais em diferentes sistemas e com domínios na produção, organização e interpretação de dados, para que a informação seja utilizada como instrumento estratégico na tomada de decisão.

Para Laita, “a gestão das mudanças e a existência de lideranças abertas à inovação são condições indispensáveis para o sucesso da digitalização porque sem abertura à mudança, as instituições dificilmente conseguirão acompanhar o ritmo da transformação digital”.
O Reitor reconheceu ainda a limitada disponibilidade de conteúdos académicos nacionais nos mecanismos de busca da internet, incentivando as universidades a reforçarem a produção científica e a partilha de conhecimento em regime de acesso aberto. Como demonstração do compromisso institucional, referiu o investimento feito pela UnISCED na formação tecnológica, incluindo a recente capacitação de colaboradores na China em matéria de Inteligência Artificial, alinhada com os pilares estratégicos debatidos em plenária.
Durante o debate, foi defendido que as universidades devem articular-se de forma permanente com instituições públicas e privadas para identificar as necessidades reais de competências profissionais. Foi igualmente destacada a importância da criação de centros de referência em iniciativas digitais e de programas de inclusão tecnológica, como o projecto STEAM, em Chimoio, que promove a capacitação de raparigas nas áreas digitais.A presença da UnISCED na Conferência Nacional sobre a Transformação Digital demonstra o seu compromisso com a modernização do Estado e com a promoção da governação digital em Moçambique, reforçando o seu papel como instituição de ensino superior vocacionada para a educação a distância e para a inovação tecnológica. Ao mesmo tempo, este evento posiciona a Universidade como parceira estratégica na formação de capital humano para a economia digital.




Notícias relacionadas
calendar_month 11 de Fevereiro de 2026
UnISCED Participa na Primeira Conferência Nacional sobre Transformação Digital
O Reitor da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Prof. Doutor Martins Laita, participa, no...
calendar_month 10 de Fevereiro de 2026
UnISCED firma parceria com INTIC para cooperação em CiberSegurança
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informaçã...
calendar_month 6 de Fevereiro de 2026
UnISCED consolida estratégia académica e institucional para 2026
O Magnífico Reitor da UnISCED, Prof. Doutor Martins Vilanculos Laita, reafirmou, no dia 0...