Chamada de artigos para o primeiro número da revista da UnISCED

Nas últimas décadas, o ensino superior tem sido caracterizado por um crescimento fenomenal em Moçambique, fruto não só da sua expansão como também do surgimento de instituições públicas e privadas que vão dando a sua contribuição para o desenvolvimento do sector, no país. O crescimento e expansão deste sector cria oportunidades não só para milhões de estudantes como também para o aumento da massa laboral e para a melhoria das condições de vida de muitos cidadãos, contribuindo, assim, para o crescimento sócio-económico do país. 

Este crescimento, entretanto, carrega consigo alguns desafios associados à qualidade e excelência do ensino, pesquisa e extensão, à falta de financiamento para essas actividades e à falta de condições adequadas para o desenvolvimento de infraestruturas recomendadas para o seu crescimento. Outro desafio não menos importante está associado a constantes críticas levantadas contra a qualidade dos docentes que, para muitos, não respondem adequadamente aos desafios do sector. Por essa razão, a narrativa que tem sido propalada nos debates sobre a educação foca nas fragilidades e na má qualidade do ensino, o que, segundo os seus proponentes, têm resultado na má qualidade dos seus graduados. Por outro lado, há necessidade de se olhar para as oportunidades que este sector cria para o desafio do acesso ao ensino superior, ajudando, assim, muitos moçambicanos a desenvolverem talentos e ferramentas necessárias para o mercado de trabalho, facto que os ajuda a melhorarem as suas condições de vida. Partindo dos aspectos apresentados acima, o primeiro número da revista da Universidade aberta ISCED tem o objectivo de receber artigos que abordem a qualidade, oportunidades, desafios e outros aspectos que caracterizam o sector educacional em Moçambique. Os artigos enviados podem focar em temas como o controle de qualidade, avaliação, ensino, uso de tecnologias na educação, entre outros, com o objectivo de contribuir para o crescimento do sector no país. Abaixo seguem-se algumas instruções que podem guiar os autores na redacção dos seus artigos.

Instruções para os autores 

Os artigos devem ser enviados para dpepg@unisced.edu.mz  até o dia 30 de Julho de 2023, obedecendo a estrutura abaixo:  

1. Título: Este deve ter menos de 20 (vinte) palavras, letra “Calibri”, tamanho 16, a negrito e à direita, devendo ser ilustrativo e conciso, escrito primeiro em português e depois em inglês;

2. Resumo e abstract: Cada um deles deve ser escrito num único parágrafo. As palavras resumo e abstract devem ter tamanho 12, escritas em negrito e à esquerda. O corpo do resumo e do abstract devem ser escritos usando a letra “Calibri”, tamanho 10, justificado, entre 150 a 300 palavras, estando escritos em português, num parágrafo e noutro, para o abstract, em inglês . No resumo e abstract, deve-se indicar, claramente, o problema, o objectivo do estudo, a metodologia (mencionando o desenho, os participantes/selecção da amostra, os métodos e técnicas de colecta e análise de dados utilizados), os resultados (evidências estatísticas e/ou empíricas), a natureza da discussão e as conclusões; 

3. Palavras-chave: A seguir ao resumo, devem ser apresentadas 3 a 5 palavras-chave, escritas em português, para o resumo em português, e em inglês, para o resumo em inglês, usando a letra “Calibri”, tamanho 10, justificado; 

4. Títulos principais: Estes devem ser escritos usando a letra “Calibri”, tamanho 14, a negrito e à esquerda. Os subtítulos devem ser escritos usando tamanho 12, em itálico e movidos à esquerda. O espaçamento entre as linhas deve ser de 1.5. 

5. Estrutura do texto: Para o caso de investigações e estudos, recomenda-se o uso da letra “Calibri”, tamanho 12, texto justificado, com o espaçamento de 1.5, entre as linhas e, caso seja necessário, o manuscrito pode obedecer a seguinte estrutura:

  • (i) Introdução – Esta deve apresentar o problema de investigação, suas implicações teóricas e/ou práticas, o estado actual do problema, o propósito da investigação/estudo, os objetivos, a justificativa científica, social e económica do estudo, sua relevância e limitações;
  • ii) fundamentação teórica- Esta deve apresentar o quadro teórico e/ou estudos anteriores;
  • (iii) Metodologia- Esta deve apresentar o tipo de metodologia usada, o local de estudo, as características dos participantes e o processo usado para a selecção dos participantes e/ou da amostra ou de casos, os métodos e técnicas usados na recolha de dados, aspectos considerações éticas do estudo, o material usado na recolha de dados e o local do estudo, bem como os procedimentos experimentais;
  • (iv) apresentação e análise dos resultados;
  • (v) discussão dos resultados;
  • (vi) conclusões e/ou recomendações.

6. Gráficos, tabelas, e outros elementos gráficos devem ser incluídos na secção “apresentação e análise de dados”, enumerando-os de forma sequencial, devendo, estes, ser, no máximo, cinco (5); 

7. As referências bibliográficas devem aparecer no final do texto, mencionando, apenas, as que foram citadas no texto, seguindo as Normas APA (7ª edição).

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