Notícia
Director da Faculdade de Ciências de Saúde da UnISCED publica artigo
calendar_month 7 de Novembro de 2023
O Director da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), Prof. Doutor Edgar Cambaza, publicou recentemente um artigo científico, intitulado “Desigualdade de Gênero no Acesso aos Serviços de Saúde em Moçambique”.
No artigo publicado na Revista Moçambicana de Ciências de Saúde, Doutor Cambaza começa por considerar que Moçambique, por ser um país em via de desenvolvimento e com baixo rendimento, enfrenta inúmeros desafios, incluindo os da saúde, vincando que o país é um dos que tem a taxa de mortalidade materna mais alta do mundo. Para ele, um dos maiores empecilhos no acesso aos serviços de saúde é a desigualdade de gênero.
Para sustentar o seu posicionamento, o Prof. Doutor Cambaza recorre a autores como Coene que elenca a taxa de utilização de métodos modernos de planeamento familiar como muito baixa, especialmente em zonas rurais e pobres. Por isso, a desigualdade é visível nos serviços de tratamento e prevenção das DSTs, por exemplo. Isso também está associado, segundo ele, a falta de informação sobre a saúde sexual e reprodutiva, predominância de valores culturais e sociais que restringem a autonomia das mulheres, escassez de profissionais de saúde sensíveis a questões de gênero, até mesmo a falta de infraestruturas para fazerem face às necessidades específicas das mulheres contribuem para a desigualdade de gênero.
Doutor Cambaza diz que as desigualdades de gênero têm implicações graves para a saúde e bem-estar das mulheres e meninas, pois estas possibilitam a fraca adesão dos serviços de saúde, como é o caso do acelerar dos números de casos de HIV/SIDA, por exemplo, que a cada ano tem aumentado.
O autor do artigo termina sugerindo, para redução do problema, o investimento em infraestruturas de saúde e recursos humanos para permitir acesso igualitário às mulheres e homens, promoção de campanhas de sensibilização, desenvolver campanhas de educação e empoderamento da mulher e garantir que os serviços sejam sensíveis ao gênero e livres da descriminação.
- Leia o artigo completo clicando aqui.
Notícias relacionadas
calendar_month 1 de Outubro de 2024
UnISCED Gradua 2750 Profissionais entre Licenciados e Mestres em todo o país
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) graduou cerca de 2750 novos profissionais de diferen...
calendar_month 16 de Setembro de 2024
Reitor da UnISCED Reforça Parcerias com a NOUN e Participa nas Reuniões da ACDE
Nos dias 12 e 13 de Setembro de 2024, o Reitor da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Pro...
calendar_month 9 de Setembro de 2024
UNISCED participa da 58ª Conferência Internacional da Associação da Educação à Distância da África Austral
Nos dias 04 e 05 de Setembro de 2024, decorreu, no Centro de Conferências Bingu wa Muthar...