Notícia

Director da Faculdade de Ciências de Saúde da UnISCED publica artigo

calendar_month 7 de Novembro de 2023

O Director da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), Prof. Doutor Edgar Cambaza, publicou recentemente um artigo científico, intitulado “Desigualdade de Gênero no Acesso aos Serviços de Saúde em Moçambique”.

No artigo  publicado na Revista Moçambicana de Ciências de Saúde, Doutor Cambaza começa por considerar que Moçambique, por ser um país em via de desenvolvimento e com baixo rendimento, enfrenta inúmeros desafios, incluindo os da saúde, vincando que o país é um dos que tem a taxa de mortalidade materna mais alta do mundo. Para ele, um dos maiores empecilhos no acesso aos serviços de saúde é a desigualdade de gênero. 

Para sustentar o seu posicionamento, o Prof. Doutor Cambaza recorre a autores como Coene que elenca a taxa de utilização de métodos modernos de planeamento familiar como muito baixa, especialmente em zonas rurais e pobres. Por isso, a desigualdade é visível nos serviços de tratamento e prevenção das DSTs, por exemplo. Isso também está associado, segundo ele, a  falta de informação sobre a saúde sexual e reprodutiva, predominância de valores culturais e sociais que restringem a autonomia das mulheres, escassez de profissionais de saúde sensíveis a questões de gênero, até mesmo a falta de infraestruturas para fazerem face às necessidades específicas das mulheres contribuem para a desigualdade de gênero. 

Doutor Cambaza diz que as desigualdades de gênero têm implicações graves para a saúde e bem-estar das mulheres e meninas, pois estas possibilitam a fraca adesão dos serviços de saúde, como é o caso do acelerar dos números de casos de HIV/SIDA, por exemplo, que a cada ano tem aumentado.

O autor do artigo termina sugerindo, para redução do problema, o investimento em infraestruturas de saúde e recursos humanos para permitir acesso igualitário às mulheres e homens, promoção de campanhas de sensibilização, desenvolver campanhas de educação e empoderamento da mulher e garantir que os serviços sejam sensíveis ao gênero e livres da descriminação. 

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.