Notícia
Especialistas debatem sobre os desafios e perspectivas da paz em Moçambique
calendar_month 9 de Outubro de 2023
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Aberta ISCED realizou, no dia três de Outubro, um Webinário com o tema: Desafios e perspectivas de paz no 31° Aniversário do Acordo Geral de Paz (AGP) em Moçambique.
Foi um diálogo aberto onde foram analisados e discutidos os desafios e as perspectivas de paz cerca de 31 anos após assinatura do acordo geral de paz, abordando na ocasião, os conflitos em Cabo Delgado, assim como as consequências humanitárias do problema.
Três oradores tomaram a dianteira deste debate aberto, tendo trazido elementos de reflexão que dizem respeito à paz efectiva em Moçambique depois da guerra civil que fustigou o país durante 16 anos. O primeiro orador, Prof. Doutor Arsénio Cuco levantou o questionamento sobre o regime aplicado pelo Estado moçambicano (Moçambique: um regime democrático ou híbrido?). Enquanto que o Prof. Doutor Ricardo Raboco questionou, durante a sua intervenção, a busca da paz em Moçambique, discutindo em torno do processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração dos homens residuais da RENAMO, o conhecido processo de DDR. Por fim, coube ao Prof. Doutor David Nota trazer a promoção da justiça social como forma de manutenção da paz em Moçambique como tema de análise durante o webinário.
Os oradores trouxeram igualmente, alguns conceitos para suportar os debates dos temas apresentados, o primeiro que esteve relacionado a:
- Acordo Geral de Paz (AGP): Pacto que estabeleceu a paz entre o governo de Moçambique, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) em 1992.
- Consequências Humanitárias: Os efeitos devastadores das lutas para a população local, em termos de conflitos civis, fuga de população, exploração de recursos naturais, destruição de património histórico, entre outros.
- Conflitos em Cabo Delgado: As lutas desencadeadas pela Frente da Resistência Islâmica em Cabo Delgado em 2017.
- Diplomacia Regional: Estabelecimento de relações diplomáticas, para construção de soluções para o conflito em Cabo Delgado.
- Estabelecimento de medidas econômicas e sociais necessárias para promover a inclusão social, o desenvolvimento e a estabilidade.
Notícias relacionadas
calendar_month 14 de Julho de 2025
Reitor da UnISCED participa na 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Reitores de Moçambique (CRM)
No dia 11 de Julho, o Reitor da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Prof. Doutor Martins ...
calendar_month 10 de Julho de 2025
Docente da UnISCED destaca-se na promoção da saúde, educação e sustentabilidade ambiental
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) distinguiu Filipe Francisco Gerente Gustavo como pes...
calendar_month 9 de Julho de 2025
UnISCED firma dois memorandos de entendimento na Província de Inhambane para reforço da educação e sustentabilidade ambiental
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) firmou dois memorandos de entendimento, no dia ...