Notícia

Especialistas debatem sobre os desafios e perspectivas da paz em Moçambique

calendar_month 9 de Outubro de 2023

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Aberta ISCED realizou, no dia três de Outubro, um Webinário com o tema: Desafios e perspectivas de paz no 31° Aniversário do Acordo Geral de Paz (AGP) em Moçambique.

Foi um diálogo aberto onde foram analisados e discutidos os desafios e as perspectivas de paz cerca de 31 anos após assinatura do acordo geral de paz, abordando na ocasião, os conflitos em Cabo Delgado, assim como as consequências humanitárias do problema.

Três oradores tomaram a dianteira deste debate aberto, tendo trazido elementos de reflexão que dizem respeito à paz efectiva em Moçambique depois da guerra civil que fustigou o país durante 16 anos. O primeiro orador, Prof. Doutor Arsénio Cuco levantou o questionamento sobre o regime aplicado pelo Estado moçambicano (Moçambique: um regime democrático ou híbrido?). Enquanto que o Prof. Doutor Ricardo Raboco questionou, durante a sua intervenção, a busca da paz em Moçambique, discutindo em torno do processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração dos homens residuais da RENAMO, o conhecido processo de DDR. Por fim, coube ao Prof. Doutor David Nota trazer a promoção da justiça social como forma de manutenção da paz em Moçambique como tema de análise durante o webinário.

Os oradores trouxeram igualmente, alguns conceitos para suportar os debates dos temas apresentados, o primeiro que esteve relacionado a:

  • Acordo Geral de Paz (AGP): Pacto que estabeleceu a paz entre o governo de Moçambique, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) em 1992.
  • Consequências Humanitárias: Os efeitos devastadores das lutas para a população local, em termos de conflitos civis, fuga de população, exploração de recursos naturais, destruição de património histórico, entre outros.
  • Conflitos em Cabo Delgado: As lutas desencadeadas pela Frente da Resistência Islâmica em Cabo Delgado em 2017.
  • Diplomacia Regional: Estabelecimento de relações diplomáticas, para construção de soluções para o conflito em Cabo Delgado.
  • Estabelecimento de medidas econômicas e sociais necessárias para promover a inclusão social, o desenvolvimento e a estabilidade.

Notícias relacionadas

calendar_month 8 de Maio de 2024

UnISCED e UNISOM assinam Memorando de Entendimento visando cooperar para Avanço Académico e Científico

No dia 7 de Maio de 2023, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e a Universidade Sociotéc...

calendar_month 6 de Maio de 2024

UnISCED e IIAM firmam parceria para impulsionar cursos de curta duração no sector agrário

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambi...

calendar_month 3 de Maio de 2024

Arnaldo Nhavoto Destaca contributo da UnISCED na Promoção da Educação Online em Moçambique

No passado dia 26 de Abril, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realizou a abertura do a...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.