Notícia

Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem dirigem acções  de promoção da saúde para a prevenção de ITS em Inhamizua

calendar_month 15 de Agosto de 2023

Em consonância com o lema “não deixar ninguém para trás”,  os estudantes  do Curso de Licenciatura em Enfermagem do primeiro ano da UnISCED e tutores de realizaram um evento notável no dia 11 de Agosto de 2023 para responder ao pedido da comunidade de agricultores de Inhamizua. O objectivo do evento foi aumentar a conscientização sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ITS’s) e promover práticas sexuais mais seguras entre os membros da comunidade de agricultores.

As infecções sexualmente transmissíveis são um desafio de saúde global persistente, infectando mais de um milhão de pessoas diariamente (OMS,). Essas infecções podem levar a consequências físicas, psicológicas e sociais que afectam significativamente a qualidade de vida de um indivíduo. Consequentemente, existe  necessidade urgente de intensificar esforços na conscientização, oferecendo aconselhamento para redução de riscos e fomentando a capacidade de reconhecer sintomas para tratamento e manejo precoces.

Além de fornecer informações cruciais sobre prevenção de ITS, os estudantes de enfermagem aumentaram os seus conhecimentos através da realização de exames de saúde para os membros da comunidade. Tendo sido realizadas várias actividades nomeadamente a avaliação dos sinais vitais como a pressão arterial, temperatura, peso e  níveis de glicose no sangue. Aos participantes com necessidades de atendimento hospitalar foram aconselhados e encaminhados à unidade sanitária mais próxima.

Comentando a dedicação da UnISCED, em disseminar conhecimentos relacionados à saúde, o representante da Associação de Agricultores da comunidade de Inhamizua elogiou o esforço da Equipe Universidade. O mesmo sentimento foi partilhado pelo líder da comunidade local, que expressou sua satisfação com o evento, ele defendeu mais atividades de promoção da saúde no futuro.

As sessões interativas serviram como uma ferramenta eficaz para troca de ideias e abordar preocupações, reforçando o espírito colaborativo entre a instituição académica e a comunidade local. À medida que se avança, é crucial o desenvolvimento deste tipo de iniciativa de divulgação de informação para a saúde. Sugere-se a possibilidade de estabelecimento de um  programa sustentável de educação em saúde dentro da comunidade que poderia levar a um resultado positivo duradouro.

Em  gesto de conclusão, os estudantes e tutores de enfermagem da UNISCED em colaboração com a comunidade de agricultores de Inhamizua estabeleceram um precedente louvável ao abordar activamente a questão das ITS e formas de prevenção. Os esforços colaborativos não apenas aumentaram a conscientização, mas também promoverão um senso de empoderamento e responsabilidade dentro da comunidade. Este evento é um testemunho do poder da educação e do envolvimento da comunidade na busca do bem-estar holístico.

Notícias relacionadas

calendar_month 14 de Fevereiro de 2024

UnISCED leva 27 propostas de cursos dos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento à consulta pública

Na sequência da apresentação pública de novos cursos, a Universidade Aberta ISCED (UnI...

calendar_month 2 de Fevereiro de 2024

UnISCED, IIAM e FAR juntam-se para Formação e Investigação Científica

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), o Instituto de Investigação Agrária de Moçambiq...

calendar_month 18 de Janeiro de 2024

Fábrica de montagem de tablets vai passar a fornecer o equipamento para a UnISCED

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Instituto Africano de Promoção de Educação a...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.