Notícia
Lançada primeira pedra para construção do novo edifício do Centro de Recursos de Maputo
calendar_month 19 de Julho de 2023
Foi oficialmente lançada a primeira pedra para a construção do novo edifício do Centro de Recursos da Universidade Aberta ISCED, na cidade de Maputo. O evento teve lugar no passado dia 11 de Julho de 2023, no distrito Municipal de Ka-Tembe, onde estará erguida a futura infraestrutura da UnISCED.
A cerimónia foi testemunhada pelos intervenientes, nomeadamente o Presidente do IAPED, instituidora da UnISCED e membros da reitoria, bem como pelo governo local, representado pelo chefe do departamento de educação, Ciência e Tecnologia na cidade de Maputo, vereador municipal e pela liderança tradicional.
Financiada pelo Instituto Africano de Promoção de Educação à Distância (IAPED), a construção do edifício tem a duração de um ano e poderá ser entregue até o terceiro trimestre de 2024. Este acto, segundo o presidente do IAPED resulta da responsabilidade que esta instituição tem de “criar infraestruturas que dignificam o Ensino Superior e Técnico Profissional no país, com enfoque para a modalidade de ensino online”, esclareceu Roberto Filimone. Enquanto isso, o reitor da UnISCED acrescentou que o evento representa o crescimento e o compromisso da universidade com o desenvolvimento da educação superior no país.
Construção de edifícios dos Centros de Recursos no meio Rural
Uma das principais causas do êxodo rural-urbano é a falta de infraestruturas para responder às necessidades da população, reduzindo, assim, o desenvolvimento dos distritos. É por reconhecimento da importância do espaço rural em Moçambique para o desenvolvimento do país, que a UnISCED está a apostar no distrito municipal de Ka-Tembe para a construção do novo Centro de Recursos por forma a reter os jovens no distrito e assim, “haverá espaço para os jovens se formarem dentro do distrito e assim contribuírem para o desenvolvimento destes”, acrescentou Roberto Filimone, presidente do IAPED. Na ocasião, anunciou que o IAPED compromete-se a construir pelo menos um edifício de Centro de Recursos em cada 18 meses, a contar a partir de 2024, depois do interregno de 4 anos devido a pandemia da covid-19. O último construído foi o Centro Recursos de Chimoio, em 2019.
Para o chefe do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia na cidade de Maputo, as iniciativas de construção de edifícios em espaços rurais devem ser acarinhadas para que se possa assegurar que as crianças estudem “do ensino primário ao superior dentro do distrito” e para tal, precisa do apoio conjunto.
A UnISCED existe há nove anos, tendo começado a funcionar em 2015, com cerca de 2000 estudantes e hoje, nove anos depois tem mais de 30 mil estudantes, com o compromisso de trabalhar cada vez mais para responder às expectativas dos estudantes e dos candidatos ao ensino superior.
Notícias relacionadas
calendar_month 3 de Outubro de 2024
UnISCED gradua 92 novos profissionais em Pemba, no âmbito das cerimónias nacionais
No dia 30 de setembro de 2024, a cidade de Pemba foi palco da cerimónia de graduação de...
calendar_month 30 de Setembro de 2024
UnISCED Gradua cerca de 2750 novos Profissionais, entre Técnicos Superiores e Mestres
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) iniciou no dia 21 de Setembro as suas VI Cerimónias...
calendar_month 30 de Setembro de 2024
Reitor da UnISCED visita Universidade Íris para fortalecer parceria
No dia 30 de Setembro de 2024, o Reitor da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Prof. Dout...