Notícia

Lançada primeira pedra para construção do novo edifício do Centro de Recursos de Maputo

calendar_month 19 de Julho de 2023

Foi oficialmente lançada a primeira pedra para a construção do novo edifício do Centro de Recursos da Universidade Aberta ISCED, na cidade de Maputo. O evento teve lugar no passado dia 11 de Julho de 2023, no distrito Municipal de Ka-Tembe, onde estará erguida a futura infraestrutura da UnISCED. 

A cerimónia foi testemunhada pelos intervenientes, nomeadamente o Presidente do IAPED, instituidora da UnISCED e membros da reitoria, bem como pelo governo local, representado pelo chefe do departamento de educação, Ciência e Tecnologia na cidade de Maputo, vereador municipal e pela liderança tradicional. 

Financiada pelo Instituto Africano de Promoção de Educação à Distância (IAPED), a construção do edifício tem a duração de um ano e poderá ser entregue até o terceiro trimestre de 2024. Este acto, segundo o presidente do IAPED resulta da responsabilidade que esta instituição tem de  “criar infraestruturas que dignificam o Ensino Superior e Técnico Profissional no país, com enfoque para a modalidade de ensino online”, esclareceu Roberto Filimone. Enquanto isso, o reitor da UnISCED acrescentou que o evento representa o crescimento e o compromisso da universidade com o desenvolvimento da educação superior no país.

Construção de edifícios dos Centros de Recursos no meio Rural

Uma das principais causas do êxodo rural-urbano é a falta de infraestruturas para responder às necessidades da população, reduzindo, assim, o desenvolvimento dos distritos. É por reconhecimento da importância do espaço rural em Moçambique para o desenvolvimento do país, que a UnISCED está a apostar no distrito municipal de Ka-Tembe para a construção do novo Centro de Recursos por forma a reter os jovens no distrito e assim, “haverá espaço para os jovens se formarem dentro do distrito e assim contribuírem para o desenvolvimento destes”, acrescentou Roberto Filimone, presidente do IAPED. Na ocasião, anunciou que o IAPED compromete-se a construir pelo menos um edifício  de Centro de Recursos em cada 18 meses, a contar a partir de 2024, depois do interregno de 4 anos devido a pandemia da covid-19. O último construído foi o Centro Recursos de Chimoio, em 2019.

Para o chefe do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia  na cidade de Maputo, as iniciativas de construção de edifícios em espaços rurais devem ser acarinhadas para que se possa assegurar que as crianças estudem “do ensino primário ao superior dentro do distrito” e para tal, precisa do apoio conjunto. 

A UnISCED existe há nove anos, tendo começado a funcionar em 2015, com cerca de 2000 estudantes e hoje, nove anos depois tem mais de 30 mil estudantes, com o compromisso de trabalhar cada vez mais para responder às expectativas dos estudantes e dos candidatos ao ensino superior.

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.