Notícia
Reflexão sobre o Ensino Superior em Moçambique marca abertura do ano académico da UnISCED
calendar_month 24 de Abril de 2025

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realizou, na Quinta-Feira, 24 de Abril, a XI Cerimónia de Abertura do Ano Académico de 2025, na cidade da Beira. O momento foi assinalado pelo lançamento da primeira pedra para a construção do edifício que acolherá a sede da UnISCED, incluindo a Reitoria e as Faculdades.

Durante o discurso de abertura, o Reitor da UnISCED, Professor Doutor Martins Laita, exortou os estudantes a dedicarem-se com afinco para a aquisição de conhecimentos científicos ao longo da sua formação para fazerem diferença no mercado do trabalho, e assegurou que na UnISCED existe “um ambiente fértil para o crescimento intelectual, profissional e humano, pois o vosso sucesso depende do vosso empenho. Concentrem-se e lutem pelos objectivos que vos trouxeram até à UnISCED”.

Convidado como orador para a Aula de Sapiência da XI Cerimónia de Abertura do Ano Académico de 2025, o Professor Doutor Francisco Noa destacou que a UnISCED está na vanguarda do ensino superior em Moçambique, por ser uma das poucas instituições que investem em tecnologia para fins educativos, o “que constitui uma visão estratégica”. No entanto, alertou para a necessidade de se prestar atenção redobrada às metodologias de ensino.
Para o académico, o ensino superior no país ainda enfrenta desafios relacionados com a qualidade e, simultaneamente, com a expansão do acesso. Apesar disso, reconheceu que já existem sinais positivos, embora ainda distantes da qualidade ideal.

Convidada especial para esta cerimónia, Sua Excelência Cecília Chamutota, Secretária do Estado na Província de Sofala destacou o papel da UnISCED no desenvolvimento do país, considerando a quantidade e a qualidade da oferta formativa que veio democratizar o acesso ao ensino superior, permitindo que mais moçambicanos tenham um diploma.
A governante destacou ainda que “as salas de aula virtuais são uma demonstração clara do compromisso com a qualidade, e que estas paredes que se vão erguer sejam espaços de descoberta científica. O conhecimento só tem valor quando é colocado ao serviço do próximo. Continuem a desafiar os vossos próprios limites”, concluiu.


À margem da Cerimónia de Abertura do Ano Académico, decorreu o lançamento da primeira pedra para a construção da sede da UnISCED, no Bairro da Cerâmica, na Cidade da Beira. Esta será a terceira infra-estrutura construída de raiz, depois dos Centros de Recursos de Chimoio e de Maputo. De acordo com o Presidente do IAPED Holdings SA, Doutor Roberto Filimone instituição fundadora da UnISCED, a obra está orçada em cerca de 8 milhões de dólares norte-americanos e irá contribuir significativamente para o desenvolvimento da região.








Notícias relacionadas
calendar_month 16 de Abril de 2025
UnISCED Apresenta e Aprecia Instrumentos de Trabalho na VI Sessão do Conselho Científico
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realiza, nos dias 16 e 17 de Abril, na Cidade da Bei...
calendar_month 14 de Abril de 2025
UnISCED E IPAJ REFORÇAM A COOPERAÇÃO NA ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) recebeu, nesta Sexta-feira, 11 de Abril de 2025, a D...
calendar_month 14 de Abril de 2025
UnISCED RENOVA COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO COM ANEMO
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) recebeu, na manhã desta Sexta-feira, 11 de Abril de...