Notícia

UnISCED examina o primeiro  candidato a Mestre em Saúde Pública

calendar_month 25 de Agosto de 2023

A Universidade Aberta ISCED realizou, no dia 24 de Agosto, a primeira defesa de Mestrado em Saúde Pública, um curso da Faculdade de Ciências de Saúde. A defesa decorreu na modalidade online.

Trata-se do Henrique Samuel Xai-Xai que conquistou  o título de Mestre em Saúde Pública pela UnISCED, depois de ter brindado a banca examinadora com o tema: Relação entre Hábitos Alimentares e a ocorrência da Anemia Ferropriva na Cidade de Nampula.

Num estudo feito aos pacientes que padecem de anemia no Centro de Saúde 25 de Setembro na Cidade de Nampula, Henrique defendeu a necessidade de se adoptar programas de educação alimentar e nutricional, depois de ter constatado que a doença afecta maioritariamente crianças e mulheres, por fraca alimentação com produtos ricos em nutrientes de origem animal, o que o levou a concluir que há claras evidências que a anemia ferropriva na Cidade de Nampula está relacionada com o fraco consumo de alimentos com sais de Ferro. Para ele, esse problema deve-se ao factor custo de vida da população e condições socioeconómicas.

É um tema muito importante para a saúde, num país em que a subnutrição ainda é um problema que afecta a maioria da população, que origina outras doenças associadas que ceifam a vida de muitas pessoas anualmente. 

O Curso de Mestrado em Saúde Pública ministrado pela UnISCED tem um papel central na “orientação da prática dos cuidados de saúde, influenciando a política de saúde, garantindo a segurança pública contra as doenças e melhorando a saúde da população”, disse o director da Faculdade de Ciências de Saúde e presidente do júri  Prof. Doutor Edgar Cambaza.

Esta defesa é a primeira de muitas que ainda hão de vir e mostra o interesse que a UnISCED tem na formação de profissionais que possam trazer soluções para os inúmeros problemas dos moçambicanos.

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.