Notícia

UnISCED, IIAM e FAR juntam-se para Formação e Investigação Científica

calendar_month 2 de Fevereiro de 2024

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e o Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural (FAR), mantiveram um encontro na passada sexta-feira, dia 02 de Fevereiro de 2024 no âmbito da parceria entre as partes. O encontro visava apresentar e partilhar ideias e projectos a serem desenvolvidos para a formação de extensionistas agrários nacionais e planificação conjunta de cursos de curta duração.

O evento que se realizou em formato híbrido, contou com mais de 35 participantes e foi dirigido pelo Vice-Reitor da área Acadêmica da UnISCED, Prof. Doutor Simone Mura, acompanhado pelo Director da Faculdade de Engenharia e Agricultura, Chefe do Gabinete do Reitor, Chefe do Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional e a Coordenadora dos Cursos de licenciatura em Agronegócios e Desenvolvimento Agrário.  Do lado da IIAM, esteve presente a Profa. Doutora Zélia Menete, Directora-Geral do IIAM, presencialmente, acompanhada de seus Directores Técnicos, Delegados dos Centros Zonais e investigadores, de forma virtual. 

A UnISCED destacou os cursos da Faculdade de Engenharia e Agricultura, como Agronegócio, Desenvolvimento Agrário e Engenharia Informática, modelo de ensino e de realização de práticas, especificamente. Foram também mencionadas actividades de pesquisa e extensão realizadas, como o Projectos de Fomento a Piscicultura, Avaliação e Multiplicação de Batata doce de polpa alaranjada e roxa e STEM para raparigas, bem como destacadas as perspectivas futuras da Faculdade para os próximos anos, com destaque para introdução dos Cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Engenharia Electrónica e Mestrado em Agronegócios e Segurança Alimentar.  

Por seu turno, a Directora-Geral do IIAM, frisou que o IIAM tem especialistas de diversas áreas, altamente qualificados e experientes, capazes de responder a qualquer situação ou desafio no campo agrário. Referiu que apesar do foco actual estar centrado nos cursos de curta duração, como Mecanização, Irrigação, Produção de hortícolas e Avicultura, poder-se-á planificar cursos que possam responder aos problemas da desnutrição crónica e de boas para resistência às mudanças climáticas.

A UnISCED manifestou total disponibilidade em estreitar parcerias funcionais com  IIAM e FAR, quer na área da agronomia, quer na área de ciências animais, em prol do desenvolvimento do país.

No fim do encontro, foram designados pontos focais em cada instituição com o intuito de estabelecer a ligação e a implementação efectiva da parceria.

Notícias relacionadas

calendar_month 14 de Fevereiro de 2024

UnISCED leva 27 propostas de cursos dos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento à consulta pública

Na sequência da apresentação pública de novos cursos, a Universidade Aberta ISCED (UnI...

calendar_month 18 de Janeiro de 2024

Fábrica de montagem de tablets vai passar a fornecer o equipamento para a UnISCED

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Instituto Africano de Promoção de Educação a...

calendar_month 4 de Janeiro de 2024

Lançada revista científica da UnISCED

A Vice-Reitoria para a área Académica lançou no passado dia 22 de Dezembro de 2023 a Re...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.