Notícia

UnISCED lança para o mercado do trabalho cerca de 1522 profissionais entre licenciados e mestres

calendar_month 18 de Setembro de 2023

A Universidade Aberta ISCED lançou para o mercado do trabalho, nos dias 15 e 16 de Setembro, cerca de 1495 profissionais licenciados nos cursos de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais, Contabilidade e Auditoria, Direito, Ensino de Geografia, Ensino de História, Ensino de Português, Gestão Ambiental, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Sistemas de Informação e 27 mestres formados em Contabilidade e Auditoria, Direito Fiscal e Aduaneiro e Gestão de Recursos Humanos. 

Na zona sul, a cerimónia de graduação teve lugar no dia 15 de Setembro na Cidade de Xai-Xai, onde foram graduados 665 estudantes, absorvidos das províncias de Maputo, Xai-Xai e Inhambane. E no dia 16 foi a vez das zonas Centro e Norte, sendo que no Centro a Cerimónia de graduação realizou-se na cidade da Beira tendo absorvido 486 graduandos das províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Tete, no Norte foi realizada na Cidade de Lichinga que absorveu 344 graduandos das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa. 

Na ocasião, o reitor da UnISCED, Prof. Doutor Martins Laita apelou aos graduados a servirem com zelo e praticarem virtudes como: “o humanismo, a honestidade, a ética, a sinceridade e a integridade”. “Contribuam para o combate a pobreza, a corrupção, a discriminação, ao analfabetismo, as uniões prematuras, doenças endémicas e outras previsíveis.” acrescentou. 

Graduados desafiados a lidar com desafios da globalização

Para além dos ciclones decorrentes das mudanças climáticas, os estudantes relataram que a pandemia da Covid-19, que eclodiu em 2020, foi a que mais lhes marcou durante a frequência dos seus cursos na UnISCED. Classificam como anos “dolorosos”, mas segundo eles, o seu sonho era maior que qualquer obstáculo, “conseguimos vencer”, disseram em sua mensagem de ocasião, citando alguns empecilhos que tiveram ao longo da caminhada: “abdicar de várias atividades sociais para estudar, sobrecarga na gestão entre actividades académicas e laborais, a pandemia da COVID-19, limitações financeiras decorrentes do cenário económico e os desafios tecnológicos”. 

Mas a dedicação é a palavra de ordem para os graduados e garantem trazer soluções para os inúmeros desafios da sociedade. 

Graduados da UnISCED desafiados a contribuírem para o desenvolvimento das suas comunidades

Na cidade da Beira, a Secretária do Estado na Província de Sofala começou por enaltecer a UnISCED pela modalidade do ensino que proporciona e a prior, classificou como “ensino inclusivo” por dar oportunidade a pessoas que vivem em zonas sem infraestruturas para o ensino superior estudarem na modalidade virtual e também pelos cursos relevantes que lecciona. 

Durante o seu discurso, a governante desafiou os graduados a contribuírem para o desenvolvimento das comunidades e para a mudança de comportamento social, para ela “não faz sentido um licenciado em educação ambiental, por exemplo, não conseguir mostrar diferença na sua comunidade”. Às vezes há soluções que não precisam de recursos financeiros, só precisam de inteligência, de conhecimento local e mobilização para os resolver”, sublinhou Stela Zeca.

Lembrou que são graduados que mostraram resiliência, pelo facto de serem uma geração de estudantes que enfrentou os ciclones e a covid-19 e mesmo assim, conseguiram chegar ao fim da formação. “Esperamos que sejam firmes para responder às necessidades das suas comunidades”, disse.

Notícias relacionadas

calendar_month 14 de Fevereiro de 2024

UnISCED leva 27 propostas de cursos dos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento à consulta pública

Na sequência da apresentação pública de novos cursos, a Universidade Aberta ISCED (UnI...

calendar_month 2 de Fevereiro de 2024

UnISCED, IIAM e FAR juntam-se para Formação e Investigação Científica

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), o Instituto de Investigação Agrária de Moçambiq...

calendar_month 18 de Janeiro de 2024

Fábrica de montagem de tablets vai passar a fornecer o equipamento para a UnISCED

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Instituto Africano de Promoção de Educação a...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.