Notícia

UnISCED lança Projecto STEM para Raparigas

calendar_month 3 de Janeiro de 2024

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), através da Faculdade de Engenharias e Agricultura (FEA) e a Vice-Reitoria para área Tecnológica (VRT) em parceria com a STEMpower, lançou oficialmente no dia 19 de Dezembro de 2023, Projecto STEM para Raparigas, uma iniciativa que visa incentivar e despertar nas raparigas, o interesse pelas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática,  reduzindo assim as assimetrias existentes entre homens e mulheres nestas áreas do saber. 

A cerimónia teve lugar na província de Manica, e contou com a presença do Governo através do representante do Secretário do Estado na Província de Manica, representante da Administradora de Gondola, representantes da Direcção Provincial de Educação, membros do Conselho de Direcção do grupo IAPED Holdings, corpo directivo e académico da UnISCED, entre outros convidados. Na ocasião, foi apresentado o primeiro laboratório STEM que compreende as áreas de informática e eletrônica. A STEMPower, parceira da UnISCED na implementação deste projecto, está actualmente activa em 29 países africanos, incluindo Moçambique, e já instalou 136 laboratórios. 

Falando na ocasião de apresentação oficial do projecto, o reitor da UnISCED, Prof. Doutor Martins Laita, frisou que, a UnISCED, por ser uma instituição de ensino superior online, é dependente de tecnologias e que é por essa razão que pensou em projectos que visam formar jovens para dominarem as ferramentas tecnológicas. Depois dessas palavras, Martins Laita garantiu que a instituição que dirige vai continuar a apostar em projectos que visam formar e preparar raparigas no manuseio das tecnologias com vista a contribuir no desenvolvimento do país”.

Filipe de Almeida, em representação do Secretário de Estado de Manica, acrescentou que o projecto vai ajudar a quebrar barreiras de desigualdade de género e no aumento do número de mulheres a terem gosto pela inovação e tecnologia. No mesmo contexto, enalteceu a iniciativa da UnISCED por ser uma forma de quebrar barreiras de género, através de laboratórios e outras iniciativas que visam dotar os jovens de conhecimentos e habilidades técnicas.

Inicialmente, o projecto abrange raparigas oriundas de quatro escolas secundárias dos distritos de Gondola e Chimoio, com o objectivo de estimulá-las a apostar nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Notícias relacionadas

calendar_month 14 de Fevereiro de 2024

UnISCED leva 27 propostas de cursos dos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento à consulta pública

Na sequência da apresentação pública de novos cursos, a Universidade Aberta ISCED (UnI...

calendar_month 2 de Fevereiro de 2024

UnISCED, IIAM e FAR juntam-se para Formação e Investigação Científica

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED), o Instituto de Investigação Agrária de Moçambiq...

calendar_month 18 de Janeiro de 2024

Fábrica de montagem de tablets vai passar a fornecer o equipamento para a UnISCED

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Instituto Africano de Promoção de Educação a...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.