Notícia

UnISCED participa do VII Congresso Internacional de Educação Ambiental da CPLP

calendar_month 30 de Junho de 2023

Moçambique será palco do VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, a ter lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, de 4 a 7 de Julho de 2023, na Cidade de Maputo.

O evento está a ser organizado pelo Ministério da Terra e Ambiente, junto das comissões a nível da CPLP, na qual Moçambique é Anfitrião. 

Pretende, no entanto, fomentar um amplo debate no fórum promovido pela Rede Lusófona sob o tema Educação Ambiental: a Chave para a Sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da REDE LUSO e da própria Educação Ambiental.

Para esta edição do Congresso, foram criadas várias comissões de trabalho e a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) está integrada na Comissão Científica, na qual é representada pela Directora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Dra. Teresa Rungo. A comissão tem as seguintes responsabilidades: 

  1. Elaborar a estratégia de Educação Ambiental para os Países e Comunidades da CPLP e Galiza;
  2. Avaliar os resumos das comunicações orais dos participantes ao Congresso;
  3. Moderar as apresentações das comunicações orais durante o Congresso.

Para a Directora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UnISCED e membro da comissão científica no evento, Dra. Teresa Rungo, a participação do Projecto “ProEduca” da UnISCED no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Comunidade e Países de Língua Portuguesa (GTEA-CPLP), representa um passo marcante e um ganho de valor socioambiental muito importante pelo seu contributo na elaboração de uma Estratégia de Educação Ambiental da CPLP, “uma ferramenta poderosa que poderá de certa maneira, contribuir para o reconhecimento da Educação Ambiental como elemento essencial para a transmissão de conhecimento, valores e de princípios de sustentabilidade, tornando-o efectivamente um processo inclusivo e abrangente às pessoas de todas as idades e de todos os níveis, no âmbito do ensino formal e não-formal”, disse.

A Dra. Teresa Rungo considera ainda que  neste Congresso, o Projecto ProEduca da UnISCED espera apresentar na Feira do Ambiente, uma radiografia sobre os contornos da Educação Ambiental na perspetiva dos Desafios da sua Inserção nas Escolas Primárias de Macombe e Palmeiras na Cidade da Beira, bem como a demonstração dos impactos dos programas de Sensibilização e de Consciencialização Ambiental Urbana desenvolvidos nos Municípios da Beira e Dondo.

Enquanto representante da UnISCED neste congresso, a Dra Teresa espera partilhar experiências voltadas para protecção do meio ambiente, através da Educação Formal e fortalecer os laços de cooperação com as várias instituições e organizações ambientais, academias e sociedade civil presentes no evento, “conducente ao estabelecimento de uma base de implementação dos programas de Educação Ambiental cada vez mais inclusivos, sustentáveis e alinhados com os objectivos do desenvolvimento sustentável” sublinhou.

Um dos papéis do VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades da Língua Portuguesa é  de promover intercâmbio científico, oportunidades de cooperação e partilha de experiências pedagógicas entre os países e membros da CPLP, identificar estratégias e mecanismos de consciencialização da comunidade em geral sobre o seu papel na defesa do ambiente e incentivar  a utilização responsável e consciente dos recursos naturais.

Importa referir que a Directora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UnISCED, Teresa Rungo, estará a moderar as apresentações orais e debates do Eixo 4, com o tema: Educação Ambiental e Diversidades. 
O programa detalhado do VII Congresso Internacional de Educação Ambiental já se encontra disponível. Aceda o link a seguir para ter acesso:  https://aspea.org/images/aspea/ealusofono/Programa_EALusofono_2023.pdf

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.