Notícia
UnISCED promove Conexões Académicas dedicado aos 50 anos da Independência de Moçambique
calendar_month 27 de Junho de 2025

A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) realizou, no passado dia 27 de Junho, mais uma edição do Conexões Académicas, no Centro Cultural Português, na Cidade da Beira. A sessão deste mês foi dedicada à celebração dos 50 anos da Independência de Moçambique.
Nas notas iniciais de abertura do evento, a Coordenadora do Centro Cultural Português, doutora Celina Santos, destacou o empenho desta instituição de ensino superior na promoção da reflexão histórica e cultural, tendo destacado que a UnISCED vem demonstrando, de concreta, o seu compromisso na valorização da memória colectiva e do pensamento académico, constituindo-se como um parceiro importante da sua instituição na difusão de conhecimentos.
A sessão de abertura foi presidida pela Secretária do Estado da Província de Sofala, Engenheira Cecília Chamutota que, na sua intervenção, sublinhou a importância da data como um momento para reflexão sobre os caminhos que o país tem trilhado. A governante defendeu a necessidade de se reflectr sobre o que se precisa melhorar para o desenvolvimento do país. Destacou ainda, inspirando-se nas palavras de Samora Machel, a necessidade de os moçambicanos usarem a sua força e inteligência para desenvolver a nação, tendo apelado para uma visão estratégica que projecte Moçambique para os próximos 50 anos com base em unidade, responsabilidade e compromisso colectivo.

O evento foi marcado por dois painéis temáticos que reuniram académicos, representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil. O primeiro painel, moderado pelo Mestre Luís Diogo, da UnISCED, iniciou com a intervenção do Mestre Luís Manuel Meno, Director Provincial de Educação que apresentou o tema “O Percurso Histórico da Luta de Libertação Nacional: Relatos de Experiências Vividas”, e destacou a importância de conhecermos a nossa história para evitarmos os erros do passado e salvaguardarmos os valores pelos quais lutámos.
Na sequência, o Sr. Jorge Anapali Npiuca, da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), partilhou experiências pessoais vividas no contexto da luta armada e referiu que a independência que hoje celebramos foi conquistada com muito sacrifício, pelo que é reponsabilidade de todos nós lutarmos pela sua preservação. Na sequência, afirmou que é responsabilidade dos moçambicanos preservar a conquista da independência e transmiti-la às gerações futuras.
Ainda neste painel, o Doutor Zacarias Magibire, Director da Faculdade de Ciências de Educação da UnISCED, abordou o pensamento de Samora Machel sobre a educação, afirmando que para Samora, a educação era a base para a transformação social, e destacou que Samora defendia que só um povo consciente dos seus direitos pode construir uma sociedade justa.
O segundo painel, moderado pelo Prof. Doutor José Caetano, teve dois oradores, com destaque para o Magnífico Reitor da UnISCED, Prof. Doutor Martins Laita que apresentou o tema ‘’O Impacto Político, Económico e Social do Compromisso sobre o Diálogo Inclusivo’’, no âmbito da pacificação do país. No seu discurso, afirmou que “sem diálogo, não há reconciliação; sem reconciliação, não há desenvolvimento. A construção de um Moçambique democrático depende da capacidade de ouvirmos uns aos outros com respeito e humildade”.
Por fim, ainda no mesmo painel, o Doutor Armindo Armando apresentou o tema “Chama da Unidade: Importância Histórica, Simbólica e Cultural no Contexto Moçambicano”, destacando que a chama da unidade representa a resistência do povo moçambicano e que representa a esperança de um futuro construído por todos.
Com este evento, a UnISCED contribuiu para o debate nacional sobre a importância da independência nacional como um marco histórico sem paralelo na vida de todos os moçambicanos.







Notícias relacionadas
calendar_month 10 de Julho de 2025
Docente da UnISCED destaca-se na promoção da saúde, educação e sustentabilidade ambiental
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) distinguiu Filipe Francisco Gerente Gustavo como pes...
calendar_month 9 de Julho de 2025
UnISCED firma dois memorandos de entendimento na Província de Inhambane para reforço da educação e sustentabilidade ambiental
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) firmou dois memorandos de entendimento, no dia ...
calendar_month 2 de Julho de 2025
UnISCED recebe visita de cortesia da Manicaland State University e da Mutare Teachers College para fortalecer parcerias académicas
A Universidade Aberta ISCED (UnISCED) acolheu, no dia 2 de Julho de 2025, uma delegação ...