diversity_2 Projecto
STEM para Raparigas
De acordo com a União Internacional das Telecomunicações, apenas 30% dos profissionais da ciência tecnológica e da tecnologia do mundo são mulheres. As questões sociais e culturais, crenças e preconceitos, principalmente em África, limitam as oportunidades das mulheres de prosseguirem carreiras no campo da ciência, tecnologia, electrónica, entre outras que são tidas como apenas para os homens. A mudança deste paradigma requer a exposição de jovens raparigas a estas áreas de conhecimento muito mais cedo, para que vejam as mesmas como carreiras viáveis e possíveis de serem seguidas, quebrando assim este ciclo vicioso de desigualdade de género.
No âmbito do desenvolvimento de actividades de extensão, a Faculdade de Engenharia e Agricultura (UnISCED), desenvolveu o projecto STEM para Raparigas, com intuito de enquadrá-las no ambiente das ciências, engenharias, eletrônica e matemática, com vista a despertar o gosto e interesse pelas referidas áreas, contribuindo assim na diminuição das assimetrias existente entre homens e mulheres, e no alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável.
Objectivo do projecto
Promover o gosto e aptidão das raparigas pelas ciências, tecnologia, engenharia, matemática e arte.
Resultados esperados
Com a implementação do presente projecto, as raparigas devem ser capazes de:
- Demonstrar o seu potencial de inovação e criatividade em alfabetização digital;
- Desenvolver um pensamento crítico independente, colaboração e habilidades de resolução de problemas básicos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática;
- Apresentar as áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática como prioritárias para sua formação profissional futura.
Público-alvo
- O público alvo para o presente projecto são alunas carenciadas da 8ª a 12ª classes de Escolas públicas da província de Manica.