school Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Licenciatura em Administração Pública
O Curso de Licenciatura em Administração Pública é composto por um conjunto de disciplinas cujo objectivo principal é de potenciar uma formação moderna, rigorosa e holística, capaz de munir o estudante de conhecimentos técnicos necessários e competências em torno das legis artis de Administração Pública e contém uma formatação curricular adequada à formação de quadros para as organizações internacionais, nomeadamente, as da região da SADC e da União Africana. Pretende-se, assim, possibilitar e fornecer um conhecimento aprofundado, aos mais diversos níveis da organização e do funcionamento da Administração Pública Nacional, da Administração directa do Estado, dos institutos Públicos, dos Municípios e das demais organizações, conferindo, assim, uma formação inicial de base numa área do conhecimento em que a intervenção do Estado nos aspectos políticos, económicos, sociais e tecnológicos para a regularização dos problemas surgidos nos mecanismos é imprescindível.
O curso que a UnISCED oferece é realizado no modelo de ensino à distância, de forma exclusiva e na modalidade online. O Curso de Licenciatura em Administração aplica um modelo pedagógico em que a aprendizagem assenta-se no estudante a quem se exige uma maior autonomia na busca do conhecimento, através da sua interacção com o tutor e com outros estudantes, via Plataforma Moodle. Esta plataforma virtual permite a gestão da aprendizagem. O estudante encontra e realiza as seguintes actividades de aprendizagem online: a interacção com o tutor por meio de Fóruns e Chats e realiza avaliações.
Competências
- Demonstrar compreensão quanto à natureza e significado da evolução do sistema internacional e das mudanças globais como fenómeno da actividade humana;
- Revelar conhecimento e compreensão de instrumentos conceptuais e analíticos básicos sobre questões da Administração Pública;
- Aplicar diferentes conceitos, teorias e métodos à análise de questões teóricas e práticas relacionadas com a história, estrutura e evolução das diferentes áreas do sistema internacional e da sociedade global. e reconhece limites à sua aplicação;
- Elaborar argumentos lógicos e racionais, sustenta a sua defesa e desenvolve pensamento crítico;
- Desenvolver capacidades que lhe permite identificar, recolher, avaliar e operacionalizar a informação relevante com origem em fontes primárias e secundárias e proceder à sua aplicação na solução de problemas, com recurso a métodos de análise quantitativa e qualitativa;
- Revelar autonomia, demonstrar iniciativa e capacidade de organização.
Saídas Profissionais
Destacam-se os seguintes empregadores potenciais:
- Áreas da Administração Pública estatal ou autárquica, especialmente em sectores ligados ao desenvolvimento e políticas sociais;
- Domínio das organizações não-governamentais, associações e organizações da sociedade civil em geral, que actuam em campos de interesse público;
- Consultoria e investigação;
- Estudo, planificação e assessoria.
Requisitos para admissão
- O candidato pode inscrever-se e matricular-se nos cursos da UnISCED, desde que tenha concluído a 12ª classe ou equivalente do Sistema Nacional de Educação (SNE);
- Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou Passaporte para os candidatos nacionais e DIRE ou Passaporte para os candidatos estrangeiros;
- Fotocópia autenticada do Certificado de Habilitações ou documento equivalente;
- Uma fotografia tipo passe colorida;
- Declaração ou cópia autenticada do cartão de NUIT.
Plano curricular
Clique no link abaixo para descarregar o plano curricular do curso de Licenciatura em Administração Pública:
Coordenação
Ancha Miguel Monjane
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Administração Pública
Ancha Miguel Monjane é uma profissional altamente qualificada e dedicada à área da educação. Possui uma licenciatura em Administração e Gestão de Educação pela Universidade Pedagógica – Delegação da Beira, bem como um mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Zambeze – Delegação da Beira. A sua jornada na UnISCED começou em 2016, desempenhando inicialmente funções como tutora, posteriormente como técnica da secção de exames, e atualmente, exerce a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Administração Pública.
Além da sua extensa formação académica, Ancha Miguel Monjane também se destaca pela sua contribuição para a pesquisa e o desenvolvimento académico. Ela participou ativamente em diversos trabalhos científicos, sendo sua última contribuição notável como coautora de um artigo internacional intitulado “A CAPITALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: UMA DICOTOMIA ENTRE A QUALIDADE E A QUANTIDADE”.
Fora do ambiente académico, Ancha Miguel Monjane é conhecida pela sua alegria e compromisso inabalável em tudo o que faz. Ela tem uma paixão genuína pelo seu trabalho e encontra grande felicidade em contribuir para a formação e o progresso das vidas das pessoas por meio da educação.