school Faculdade de Economia e Gestão

Licenciatura Em Gestão De Recursos Humanos

O Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos da UnISCED tem como propósito principal graduar profissionais com conhecimentos específicos de todos os factores e aspectos envolvidos na área de recursos humanos, qualificados podendo actuar nos processos de agrupar, aplicar, desenvolver, recompensar, manter e monitorar pessoas atinentes às organizações de tamanhos distintos sendo elas privadas, estatais e não-governamentais de qualquer ramo de actividade, bem como identificar, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto da mesma, tornando-o competente para actuar em diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos das organizações, com formação tecnológica e humanística e em atendimento às demandas da sociedade e do sector empresarial.

Almeja – se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os seus estudos após a conclusão da graduação.

O curso que a UnISCED oferece e realizado no modelo de ensino à distância, de forma exclusiva e na modalidade online. Este aplica um modelo pedagógico em que a aprendizagem assenta-se no estudante a quem se exige uma maior autonomia na busca do conhecimento, através da sua interacção com o tutor e com outros estudantes, via Plataforma Moodle. Nesta plataforma, definida como espaço virtual de gestão da aprendizagem, o estudante encontra e realiza as seguintes actividades de aprendizagem online: a interação com o tutor por meio de Fóruns, Chats e realiza avaliações.

Competências

Fazem parte do grupo de competências genéricas para o Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos as seguintes competências:

  • Compreender a evolução e a necessidade de actualização do conhecimento e das tendências na área de recursos humanos;
  • Interagir e trabalhar com pessoas, visando conseguir esforços de gestão no sentido de alcançar os resultados pretendidos;
  • Tomar decisões fundamentadas nas premissas e princípios da gestão de recursos humanos.

Competências Especificas

No que tange a componente das competências específicas para o Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, o graduado terá as seguintes:

  • Avaliar o papel do comportamento humano na gestão organizacional;
  • Utilizar práticas e gerenciar processos de recursos humanos;
  • Planejar, elaborar e implantar estratégias de gestão de recursos humanos alinhadas às estratégias empresariais;
  • Desenvolver a capacidade de liderança, de negociação e de trabalho em equipa;
  • Gerenciar processos de mudança organizacional;
  • Aplicar tecnologias da informação na gestão de recursos humanos;
  • Avaliar e monitorar a cultura organizacional, considerando o contexto da sociedade Moçambicana;
  • Utilizar e avaliar indicadores de desempenho na gestão de recursos humanos;
  • Mediar as relações trabalhistas e sindicais;

Saídas Profissionais

O acesso ao mercado de trabalho nos dias de hoje, pauta-se por uma acérrima competitividade e a exigência incontornável de competências transversais relacionadas com a comunicação, trabalho em equipa, gestão do tempo, entre outras, que devem ser potenciadas ao longo dos anos de frequência académica no intuito de facilitar a entrada na vida activa.

Assim, as saídas profissionais dos Licenciados em Gestão de Recursos Humanos destacam-se as seguintes: Consultoria de recursos humanos, carreira académica, agências de recrutamento, organizações não-governamentais, organizações governamentais, etc.

Requisitos para admissão

  • O candidato pode se inscrever e matricular-se nos cursos da UnISCED, desde que tenha concluído a 12ª classe ou equivalente do Sistema Nacional de Educação (SNE);
  • Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou Passaporte para os candidatos nacionais e DIRE ou Passaporte para os candidatos estrangeiros;
  • Fotocópia autenticada do Certificado de Habilitações ou documento equivalente;
  • Uma fotografia tipo passe coloridas;
  • Declaração ou cópia autenticada do cartão de NUIT.

Plano curricular

Clique no link abaixo para descarregar o plano curricular do curso de Licenciatura Em Gestão De Recursos Humanos:

Coordenação

Helga Libanio dos Santos

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Helga Libanio dos Santos é Mestre em Gestão de Empresa e Licenciada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Moçambique. Com uma formação sólida e uma trajetória profissional impressionante, ela é uma figura notável na área de gestão.

Ao longo da sua carreira, Helga trabalhou como consultora grupal na Associação Comercial da Beira, financiada pela União Europeia, por 3 anos. Atualmente, ela exerce a função de Coordenadora do curso de Licenciatura Em Gestão De Recursos Humanos na UnISCED.

A sua experiência, formação e compromisso com a gestão e o desenvolvimento de recursos humanos fazem dela uma líder destacada na área. O seu trabalho contribui significativamente para a formação de profissionais de Recursos Humanos e para o desenvolvimento da gestão de empresas em Moçambique.

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.