O Instituto Superior de Ciências e Educação à Distância (ISCED) é uma Instituição Privada de Ensino Superior vocacionada, exclusivamente, para a educação aberta e à distância, na modalidade online, sedeado na Cidade da Beira, em Moçambique, funcionando no mercado desde o ano de 2015.
O seu campo de acção abrange todo o território nacional, estando representado em todas as províncias do País, através dos seus Centros de Recursos, conforme indica a figura abaixo:
Figura 1: Os Centros de Recursos do ISCED
O ISCED aplica a modalidade de ensino à distância, de forma exclusiva e na modalidade online. Aplica um modelo pedagógico em que a aprendizagem assenta-se no estudante a quem se exige uma maior autonomia na busca do conhecimento, através da sua interacção com o tutor e com outros estudantes, via Plataforma Moodle. Nesta plataforma, definida como espaço virtual de gestão da aprendizagem, o estudante encontra e realiza as seguintes actividades de aprendizagem online:
Fórum: espaço assincrónico de debate, em torno de um tema (ou situação problemática), com participação obrigatória dos estudantes e moderação do tutor. Para a realização do fórum, o tutor lança (propõe) o tema (ou situação problemática) e os estudantes, de forma individual colocam, com base numa fundamentação teórica, os seus pontos de vista. Os estudantes interagem entre si, com moderação do tutor. A participação do estudante no fórum conta para a avaliação de frequência. Os quadros que seguem resumem os critérios definidos pelo ISCED para a avaliação de um Fórum:
Quadro 1: Itens de avaliação e sua pontuação
Nº De
Ordem |
Itens de avaliação | Pontuação | |||
Post 1 | Post 2 | Post 3 | Total | ||
1 | Post de conteúdos na plataforma. | 1.5 | 1.5 | 1.5 | 4.5 |
2 | A coerência e relevância do conteúdo postado em relação ao tema em debate e a discussão pelo estudante. | 2.5 | 2.5 | 2.0 | 7.0 |
3 | A qualidade da escrita e da linguagem usada pelo estudante. | 2 | 2 | 1.5 | 5.5 |
4 | Citação e referência bibliográfica em cada post. | 1 | 1 | 1 | 3.0 |
TOTAL | 7 | 7 | 6 | 20 |
Quadro 2. O significado e objectivo dos itens de avaliação:
Nº De
Ordem |
Itens de avaliação | Significado | Objectivo |
1 | Post de conteúdos na plataforma. | Colocação de qualquer conteúdo, no tema em debate, pelo estudante, no Moodle | Encorajar a presença/participação do estudante no Fórum |
2 | A coerência e relevância do conteúdo postado em relação ao tema em debate e a qualidade da análise e discussão pelo estudante. | A relação e importância do conteúdo postado com o tópico em discussão e análise e discussão crítica com base em exemplos práticos sobre o tópico em discussão. | · Evitar que os estudantes fujam do tema em debate;
· Estimular que o estudante responda diretamente à questão de discussão e traga informações pertinentes e aplicáveis. · Desenvolver o raciocínio e reflexão crítica do estudante. |
3 | A qualidade da escrita e da linguagem usada pelo estudante. | Estrutura coerente e compreensível, sem erros ortográficos, de gramática e de formulação e uso de uma linguagem positiva, académica e profissional. | Desenvolver o pensamento lógico e hábitos de escrita sem erros. |
4 | Citação e referência bibliográfica em cada post. | O estudante consulta obras bibliográficas para participação no fórum. | Desenvolver hábitos de leitura, evitar o uso excessivo do senso comum pelos estudantes e combater o plágio. |
- Chat: espaço sincrónico de interacção estudante-estudante e estudante-tutor, em torno de um tema (ou situação problemática) previamente agendado pelo tutor.
- Testes:num dado módulo, que em média tem a duração de 75 dias (2 meses e meio) o estudante realiza no máximo três testes escritos, com pontuação de 1 a 20 valores, cada. As notas dos testes e dos fóruns contribuem para avaliação de frequência, com o peso de 25% , na média final. As figuras 1 e 2 ilustram as principais actividades configuradas na Plataforma:
Figura 1: Visão geral do módulo Introdução ao Direito
Figura 2: Principais actividades de aprendizagem online, na Plataforma
- O ISCED adopta o regime modular. Ao fim de 2 meses e meio de duração de um módulo, realiza-se o exame, de forma presencial em uma sala de aulas, vigiado por um ou mais docentes, conforme o número de estudantes que realizam o exame. Num ano académico, o ISCED realiza quatro sessões presenciais de exames. A nota de exame pesa 75% para a média final.