Notícia

UnISCED leva 27 propostas de cursos dos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento à consulta pública

calendar_month 14 de Fevereiro de 2024

Na sequência da apresentação pública de novos cursos, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) apresentou publicamente, nos dias 8 e 9 de Fevereiro do ano em curso, o plano curricular de 27 propostas de novos cursos que se pretende introduzir, dos quais, 19 são de mestrado, 5 de licenciatura e 3 de doutoramento. 

O evento que durou dois dias juntou a comunidade académica, organizações da sociedade civil, especialistas, empregadores entre outros que, durante a apresentação pública dos cursos deram o seu contributo sobre a qualidade, relevância e pertinência dos planos curriculares. O reitor da UnISCED, Prof. Doutor Martins Laita disse na ocasião que os cursos ora discutidos devem ser socialmente relevantes e importantes para o desenvolvimento do capital social e humano do país. “Sabemos que o mercado de trabalho clama por profissionais formados no nível superior e a universidade vai contribuir através destes cursos”, sublinhou.

Depois da discussão, as contribuições serão incluídas nos planos curriculares dos 27 cursos para posterior submissão ao Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade (CNAQ) para a sua acreditação. 

O representante do Director Nacional do Ensino Superior, Calado Moyanga sublinhou que a UnISCED está alinhada ao Plano do Executivo que é de expandir o ensino  superior a nível nacional, justificando que  “até 2020, a UnISCED deveria ter perto de 11 mil estudantes, mas até ao ano passado já contava com cerca de 30 mil”.

Um dos especialistas convidados para o evento é o antigo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Hélder Muteia, que em entrevista disse que a UnISCED poderá responder à dinâmica, padrões essenciais da actividade académica, não só as necessidades do país, mas também as expectativas da sociedade. Para ele, “todos os aspectos discutidos são importantes. Se o conteúdo é relevante e responde às necessidades, também estão alinhados a responder a capacidade de aprendizagem dos estudantes, bem como gerar dinâmica, para que o desenvolvimento possa ser realizado desses planos curriculares”.

A UnISCED espera que os cursos sejam acreditados este ano, para que comecem a ser lecionados no ano académico de 2025.

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.