Notícia

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

calendar_month 5 de Abril de 2024

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia Ussene, colaboradores da instituição, recentemente publicaram os resultados de sua pesquisa sobre o “Mapeamento de Ocorrência das Áreas Verdes como Indicadores da Qualidade Ambiental na Cidade da Beira” na revista científica multidisciplinar RECIMA21. 

A pesquisa aponta para um processo acelerado de urbanização na cidade da Beira. A crescente presença de construções e pavimentações tem impermeabilizado uma considerável parcela das áreas que naturalmente poderiam ser vegetadas. Esse fenómeno resulta em uma maior vulnerabilidade ambiental, especialmente em relação a inundações, devido ao aumento do escoamento superficial.

A maioria das áreas verdes mapeadas na cidade da Beira está propensa a factores que desencadeiam inundações. Isso é atribuído à ocupação desordenada do solo urbano, que não tem sido acompanhada adequadamente pela implantação e manutenção da infraestrutura básica.

Com base nos resultados obtidos, os pesquisadores concluíram que é crucial valorizar e preservar as áreas verdes urbanas como forma de garantir a qualidade ambiental da cidade. Recomenda-se, portanto, uma abordagem mais coordenada no planeamento urbano para enfrentar os desafios ambientais, particularmente os relacionados às inundações.

Essas descobertas oferecem insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias eficazes de planeamento urbano e gestão ambiental na cidade da Beira.

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 28 de Março de 2024

Visita de cortesia ao Governo do distrito do Búzi: Clínica Jurídica da UnISCED reforça consciencialização sobre Uniões Prematuras

No último dia 27 de Março, uma equipa da Clínica Jurídica, projecto vinculado à Unive...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.