Notícia

UnISCED e Instituto de Treinamento em Comunicação do Quênia promovem Webinar sobre IA

calendar_month 29 de Fevereiro de 2024

A Direcção de Recursos Virtuais e Multimedia (DVRM) da Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Instituto de Treinamento em Comunicação realizaram, no dia 22 de Fevereiro de 2024, um Webinar intitulado: “O USO DE SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) DE ACESSO ABERTO NA MELHORIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO CICLO DE VIDA DAS PUBLICAÇÕES PARA A COMUNIDADE ACADÉMICA EM MOÇAMBIQUE”.

Num evento que contou com cerca de 80 participantes, com apresentações feitas em português e inglês, o foco era, dentre vários, descobrir as ferramentas de pesquisa avançadas, onde durante as intervenções  foi elencado o “Dimensions, The open Research Library and Scholarly”, capacitar pesquisadores emergentes, onde os palestrantes enfatizaram o papel das ferramentas na ampliação da descoberta, análise e rastreamento da literatura, bolsas e patentes com o intuito de dar suporte aos pesquisadores iniciantes.

Foi discutida também a questão da optimização dos esforços da pesquisa, onde os participantes da palestra online foram ensinados técnicas para simplificar o fluxo do seu trabalho, como aprimorar a revisão da literatura e gerenciar subsídios oficialmente nas ferramentas apresentadas e por fim, os participantes foram incentivados a filiarem-se a comunidades colaborativas para criação de “network”.

Espera-se que os participantes do webinar apliquem os conhecimentos adquiridos no seu trabalho, bem como na defesa, o uso mais amplo de ferramentas de Inteligência Artificial de acesso aberto.

Pelo debate que a palestra suscitou na sessão de perguntas e respostas, ficou claro que o evento foi uma experiência ímpar e positiva.

O webinar foi co-organizado pela UnISCED e pelo Training Centre in Communication (TCC) -África. TCC–África é o primeiro centro de formação baseado em África a ensinar competências de comunicação eficazes a cientistas e também fornece apoio de capacidade para melhorar a produção e a visibilidade dos investigadores através de formação em comunicação académica e científica. A organização está sediada no Quênia.

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.