Notícia

UnISCED Recebe Visita do CAM para Fortalecer Parceria no Projecto Djampa e na Inovação Digital Europa-África

calendar_month 20 de Março de 2024

No dia 19 de Março de 2023, Margherita Busana, delegada da União Europeia (UE) do Consórcio das Associações com Moçambique (CAM), realizou uma visita ao Centro de Incubação do Projecto Djampa, implementado pela Universidade Aberta ISCED. O objectivo principal da visita foi compreender o funcionamento do projecto e da UnISCED como um todo, visando à implementação do projecto Europa-África para inovação digital pela CAM.

A delegação da CAM foi recebida pelo chefe do departamento de extensão da UnISCED David Franco, que começou por apresentar as instalações do Centro de Recursos da Beira aos visitantes. Durante a visita, os participantes puderam conhecer o laboratório de incubação e receberam explicações detalhadas sobre o funcionamento do Djampa e da UnISCED. Franco destacou que o objectivo do projecto Djampa é contribuir para o desenvolvimento económico inclusivo e sustentável de Moçambique, com foco na criação de empregos e negócios no sector privado, especialmente incentivando jovens empreendedores na digitalização, sustentabilidade e economia verde. Ele também enfatizou que o projecto já teve impactos positivos, como a geração de empregos, a formalização de empresas e o treinamento prático de estudantes da UnISCED no curso de contabilidade.

Franco expressou optimismo com a implementação do projecto Europa-África pela União Europeia, co-financiadora do Djampa, esperando que isso proporcione à UnISCED oportunidades adicionais para contribuir para a sociedade por meio de actividades alinhadas com o projecto e para ampliar sua visão de um futuro digital inclusivo e acessível para todos.

Por sua vez, Margherita Busana explicou que a Africa-Europe Digital Innovation Bridge 2.0 (AEDIB 2.0) é uma iniciativa emblemática da UE e um programa regional liderado pela UE e pela Team Europe, composta actualmente por seis Estados-Membros da UE: França, Alemanha, Bélgica, Finlândia, Holanda e Estónia. O programa, que terá início em 2024, visa fortalecer as conexões entre o empreendedorismo digital e os ecossistemas de inovação na África e na Europa, abordando três pilares fundamentais: ambiente político e regulamentar, criação de ecossistemas (com Polos de Inovação Digital como atores principais) e acesso ao financiamento. Isso inclui o desenvolvimento e reforço de infraestruturas essenciais, como a rede pan-africana de centros de inovação digital, bem como a facilitação de actividades de ligação para reforçar as capacidades técnicas e a transferência de tecnologias entre inovadores e startups africanas e europeias, atores do sector privado, universidades, governos locais e investidores.

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.