Notícia

UnISCED Participa na Reunião Nacional dos Actores da Cadeia de Sementes em Moçambique

calendar_month 25 de Março de 2024

Realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de Março de 2024, no distrito de Gondola, província de Manica, a Reunião Nacional dos Actores da Cadeia de Sementes. O evento, organizado pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) em coordenação com a Direcção Nacional de Sanidade Agro-pecuária e Biossegurança (DNSAB), teve como objectivo definir linhas estratégicas para um sistema de fornecimento de sementes funcional e sustentável para enfrentar os desafios do sector agrário do país.

A reunião contou com a participação de pesquisadores, produtores de sementes, académicos (com a participação da UnISCED em destaque), agrodealers, e outros actores da cadeia de sementes, tanto nacionais quanto internacionais. O discurso de abertura foi proferido pelo Director Provincial da Agricultura e Pescas de Manica, Ernesto Jaime Lopes, em representação da Governadora da província de Manica, Francisca Tomás. Lopes destacou que a reunião insere-se nas iniciativas de organização e planificação entre os diferentes actores do sector empresarial e familiar nacional, visando atender às crescentes demandas e exigências do mercado.

Durante o primeiro dia do encontro, os participantes realizaram visitas às empresas de produção de sementes Phoenix Seeds e Companhia de Zembe, situadas no distrito de Vanduzi e na cidade de Chimoio, respectivamente. Nessas visitas, tiveram a oportunidade de observar de perto as etapas envolvidas no processo de produção de sementes e interagir com os respectivos proprietários.

Nos dias seguintes, os debates abordaram temas relacionados aos desafios do sector de sementes em Moçambique, apresentação da versão preliminar da política e Lei de sementes, sistemas de protecção da propriedade intelectual e protecção dos direitos de propriedade intelectual do IIAM e melhoradores de plantas, entre outros assuntos. Ficou evidente a importância do trabalho conjunto entre os diferentes actores da cadeia para alcançar resultados satisfatórios.

Para enriquecer os debates, o evento contou com a participação especial do Eng. Francisco Mitti, representante do Centro de Investigação Agrária da Zâmbia, que compartilhou a experiência do funcionamento do sistema de sementes em seu país vizinho, destacando desafios e soluções.

O evento de três dias culminou com a concepção de um Plano de Acção dos Actores de Sementes, com estratégias claras que guiarão os próximos passos deste sector em Moçambique, visando melhorar o seu desempenho.

Notícias relacionadas

calendar_month 22 de Abril de 2024

Realizada a V Sessão do Conselho Científico da UnISCED

No dia 17 de abril de 2024, a UnISCED promoveu com sucesso a quinta sessão do seu Conselh...

calendar_month 17 de Abril de 2024

UnISCED e Centro de Formação de Nazaré firmam cooperação técnica e científica na área de agricultura e desenvolvimento comunitário

No passado dia 12 de Abril de 2024, a Universidade Aberta ISCED (UnISCED) e o Centro de Fo...

calendar_month 5 de Abril de 2024

MAPEAMENTO DE OCORRÊNCIA DAS ÁREAS VERDES COMO INDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL NA CIDADE DA BEIRA

Docentes da Universidade Aberta ISCED (UnISCED), Gerson Chitula, Adalberto Armindo e Lelia...

Boletim Informativo

Quer receber as novidades da UnISCED no seu e-mail? Subscreva-se no nosso Boletim Informativo (Newsletter). É grátis, rápido e fácil. Você só precisa inserir o seu e-mail no formulário e enviar.